SóProvas


ID
3348193
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Natividade - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Entende-se por transporte dutoviário aquele efetuado no interior de uma linha de tubos ou dutos realizados por pressão sobre o produto a ser transportado ou por arraste deste produto por meio de um elemento transportador. Assim, toda dutovia deve ser constituída de três elementos essenciais: os terminais, com os equipamentos de propulsão do produto; os tubos; e, as juntas de união destes.”

(Arquivo do curso de Logística na FADITU.)


Sobre o transporte dutoviário, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Permite que grandes quantidades de produtos sejam deslocadas de maneira segura, diminuindo o tráfego de cargas perigosas por caminhões, trens ou navios.

( ) Contribui preponderantemente com o aumento do desmatamento se comparado a outros modais de transporte.

( ) Possui elevado custo de manutenção, sem contar os elevados indicadores de acidentes e roubos de cargas que são facilitados.

( ) Pode dispensar armazenamento, simplifica o procedimento de carga e descarga e diminui custos de transportes.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • O Transporte Dutoviário (ou Transporte Tubular) é aquele realizado por meio de Dutovias, ou seja, de tubulações.

    Note que o termo “duto” significa tubos e corresponde ao local para transportar óleos, gases e produtos químicos através da gravidade ou da pressão.

    Segundo a localização da construção dos dutos, eles podem ser:

    1. Subterrâneos: dutos não visíveis, pois estão localizados abaixo da terra.
    2. Aparentes: dutos visíveis, encontrados geralmente nas estações de abastecimento.
    3. Aéreos: dutos construídos suspensos no ar nos terrenos que apresentam relevo acidentado, bem como para atravessar um rio ou um vale.
    4. Submarinos: dutos submersos no fundo do mar, geralmente utilizados para o transporte de petróleo nas plataformas marítimas.

    Dependendo da substância transportada, os dutos (vias de transporte, linhas tubulares feitas de aço soldado) são classificados em:

    1. Gasodutos: transporte de gases, por exemplo, gás natural e dióxido de carbono.
    2. Oleodutos: transporte de substâncias derivadas e não derivadas do petróleo, por exemplo: combustível, gasolina, álcool, dentre outros.
    3. Minerodutos: transporte de minérios, por exemplo, minério de ferro, diesel, querosene, cimento e sal-gemas.
    4. Carbodutos: transporte de carvão mineral.
    5. Polidutos: transporte de variados produtos, por exemplo, água, cerveja, vinho.

    Além de diminuir o tráfego de substâncias perigosas e a incidência de desastres ecológicos, o sistema dutoviário é bastante seguro e pode transportar grande quantidade de carga (embora transporte pouca variedade de produtos) por longas distâncias.

    Na maior parte dos casos, não necessita de embalagens para o transporte desses produtos. Curioso notar que os dutos apresentam serviços continuados, ou seja, funcionam 24 horas por dia. Outra vantagem do sistema dutoviário é a diminuição de roubos e furtos de produtos, pois muitos tubos estão imersos no solo.

    Outras vantagens desse tipo de transporte é que ele apresenta fácil implementação e, além disso, é bem econômico, uma vez que apresenta baixo custo operacional de transporte e de energia.

    Por outro lado, as desvantagens do transporte dutoviário são: considerado um transporte lento (com velocidade de 2 a 8 km/h) em relação aos outros, além de apresentar pouca flexibilidade de destinos e de produtos.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/transporte-dutoviario/