SóProvas


ID
335011
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As pessoas não têm objetivos e interesses idênticos. As diferenças de objetivos e de interesses individuais sempre produzem alguma espécie de conflito. O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana. Constitui o lado oposto da cooperação. Além da diferença de objetivos e interesses, deve haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas para que haja conflito. O conflito existe quando uma das partes – seja indivíduo ou grupo – tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte e esta interfere na outra que procura atingir seus objetivos. A interferência pode ser ativa (mediante ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos) ou passiva (mediante omissão ou deixar de fazer algo). As equipes, assim como as pessoas, desenvolvem estilos específicos para lidar com conflitos, baseados no desejo de satisfazer seus próprios interesses versus o interesse da outra parte. São descritos a seguir cinco estilos de administrar conflitos por meio de duas dimensões, da assertiva (tentativa de satisfazer aos interesses das outras partes) até a não assertativa. Um deles NÃO está correto. Assinale-o

Alternativas
Comentários
  • Resposta: "a"
    Estilo Acomodação:

    ?Trata-se de estilo considerado não-assertivo e cooperativo;  a parte que utiliza este estilo tende a apaziguar a situação, chegando a colocar as necessidades e interesses da outra parte acima dos seus.

    Artigo sobre gestão de conflitos:
    http://someeducacional.com.br/apz/gestao_conflitos/4.pdf
  • Os estilos de administração de conflitos. Vejamos alguns deles.

    Estilo de evitação. Reflete uma postura que não é nem assertiva e nem cooperativa, no sentido de se evitar ou fugir do conflito. É uma atitude de fuga em que o administrador procura evitar as situações de conflito. Estilo de acomodação. Reflete alto grau de cooperação para suavizar as coisas e manter sempre um ambiente de harmonia. Consiste em resolver os pontos menores de discordância, e deixar os problemas maiores para frente. O negócio é ir levando com a barriga. Estilo competitivo. É o comando autoritário que reflete forte assertividade para se impor o seu próprio interesse. É a atitude de confronto e de dominação em que uma parte se engaja em uma competição para ganhar/ perder, forçando o uso da autoridade. O negócio é ganhar. Estilo de compromisso. Reflete uma combinação de ambas as características de assertividade e de cooperação. É utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra, e cada parte aceita ganhos e perdas na solução. Ocorre quando os componentes têm igual poder, e ambos os lados querem reduzir as diferenças, ou ainda quando as pessoas precisam chegar a uma solução temporária, sem pressão do tempo. O negócio é ter jogo de cintura. Estilo de colaboração. Ou de solução de problemas. Reflete elevado grau de assertividade e de cooperação. O estilo colaborativo habilita ambas as partes a ganhar, enquanto utiliza a negociação e o intercâmbio para reduzir diferenças. O negócio é que ambas as partes ganhem, e se comprometam com a solução encontrada.
    http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/gestao_pessoas/web/Aula12/verprint.htm
  • o erro é que acomodação é um estilo não assertivo segundo o modelo desenvolvido por Thomas a partir das dimensãoes de assertividade e cooperativa. Putz a banca pra ticamente copiou o livro!!!

  • a) Estilo de acomodação: reflete um alto grau de cooperação e funciona melhor quando as pessoas sabem o que é errado, quando um assunto é mais importante que outros para cada lado, quando se pretende construir créditos sociais para utilizar em outras situações ou quando manter a harmonia é o mais importante. O negócio é ir levando. É assertativo (não assertivo)

  • pessoal, por favor, vamos prestar mais atenção!
    vários comentários, conceitos "jogados" e ninguém foi no ponto mais estranho da questão...
    essa questão provocou a ira de muitos, pois logo no enunciado já há um erro, e ninguém tocou no assunto...leiam as 2 últimas linhas do enunciado...
    além do mais, eu pergunto: "ASSERTATIVO" ?!?!??!?! vejam:
    a) Estilo de acomodação: reflete um alto grau de cooperação e funciona melhor quando as pessoas sabem o que é errado, quando um assunto é mais importante que outros para cada lado, quando se pretende construir créditos sociais para utilizar em outras situações ou quando manter a harmonia é o mais importante. O negócio é ir levando. É assertativo.
    por favor, alguém encontre o significado disso, pois nem o Google encontrou, nem o Aulete, nem o Aurélio... 
    vou mais longe: ninguém falou do erro da A, que é o que realmente importa quando vamos fazer comentários...
    onde está o erro da A ??
    na minha opinião, não há...
    questão péssima, ridícula e desonesta!
    foi mal pelo desabafo...
  • Assertativo vem de Assertividade

    Assertividade é uma postura comportamental diante das pessoas e de situações cotidianas. Não está ligada ao que é certo ou errado; está ligada à nossa maneira de expor e defender nossas posições.

    Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas.

    Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo; é o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente.



    Fonte: O que é Assertividade? | Portal Carreira & Sucesso 

    Não adianta procurar pêlo em ovo Paulo, a questão demandava apenas saber o posicionamento de cada.

    Evitação - Nem assertativo, nem colaborativo
    Competição - Assertivo, mas não colaborativo
    Acomodação - Não assertivo, mas colaborativo.
    Compromisso - Moderada assertividade e colaboração
    Coolaboração - Alta Assertividade e colaboração
  • Atenção, o enunciado desta questão tem um erro.


    O enunciado diz que a dimensão assertiva é "tentativa de satisfazer aos interesses das outras partes" e isso não é correto.


    A dimensão assertiva é a tentativa de impor a nossa visão, de satisfazer aos nossos próprios interesses, conforme o colega Yves Sa explicou.

  • A questão dá para facilmente ser resolvida pela lógica. Se o estilo é acomodado, é óbvio que não vai ter alto grau de cooperação.

  • Acomodação:

    não assertivo, mas colaborativo

  • É muita sacanagem a questão dar um conceito errôneo de "assertividade", não?!

    Só acertei porque sabia o conceito rsrs

     

    Bons estudos!

  • As estratégias ou estilos de lidar com os conflitos, de acordo com Chiavenato, vão de um extremo (onde se é apenas assertivo e se quer concretizar os próprios desejos) ao outro (onde se é apenas cooperativo, buscando concretizar os interesses do outro). Dentro desse espectro estão 5 estratégias:

    1 - Evitação: nessa a pessoa não é nem assertivo e nem cooperativo. Acontece quando a pessoa nada faz, ficando inerte. Usa-se essa estratégia quando não há chances de ganhar ou quando perder será muito oneroso.

     

    2 - Acomodação: essa estratégia é cooperativa, mas não assertiva. Busca-se concretizar o interesse do outro em prol do próprio, para que a situação conflitiva seja suavizada.

     

    3 - Competição: essa estratégia pressupõe apenas assertividade e nenhuma cooperação. É impor algo ao outro, obrigando-o a fazê-lo. O objetivo é apenas satisfazer o interesse próprio. Usa-se essa estratégia em situação de urgência.

     

    4 - Compromisso: é uma combinação moderada de assertividade e cooperação. Ambas as partes cooperam uma com a outra, aceitando que ambas irão tanto perder quanto ganhar.

     

    5 - Colaboração: é a estratégia que envolve altos graus de cooperação e de assertividade. Nessa estratégia, ambas as partes unem forças para encontrar a solução e, assim, saírem ganhando.

     

    -----
    Thiago

  • GAB.: A

    .

    ESTILOS DE GESTÃO DE CONFLITOS

    As pessoas podem lidar com os conflitos de diversas maneiras. Normalmente, os estilos combinam uma parcela de assertividade (vontade de satisfazer seus próprios interesses e necessidades) e cooperação (vontade de satisfazer os interesses e necessidades dos outros).

    EVITAÇÃO: É a fuga do conflito. A pessoa, portanto, não é assertiva nem colaborativa. Esse estilo é muito comum qdo o assunto é pouco importante, qdo não há possibilidade de ganhar ou qdo o custo da derrota é muito alto.

    Dessa forma, as pessoas flngem que o conflito nem existe e escondem seus sentimentos. (Qdo evitamos discutir religião com pessoas de outro credo, por exemplo, estamos no estilo de evitação).

    ACOMODAÇÃO: Reflete um alto grau de cooperação, SEM assertividade. É a busca pela harmonia. Nesse estilo buscamos somente satisfazer o outro, sem buscar nossos interesses.

    É comum qdo o tema a ser discutido é muito mais importante para a outra parte e queremos gerar um “crédito” de boa vontade para o futuro. Qdo uma esposa deixa seu marido assistir ao jogo de futebol na televisão da sala está buscando esse estilo de lidar com um possível conflito, por exemplo.

    COMPETIÇÃO: Nesse estilo somos assertivos, ou seja, queremos a todo custo satisfazer nossos interesses, pouco importando os do outro. Ocorre qdo queremos impor nossa posição.

    Portanto, pode ser recomendável qdo uma decisão é urgente, ou qdo o tema é impopular e é necessária uma decisão. É um conflito ganha-perde, ou seja, alguém sairá vencedor e o outro sairá derrotado. Se uma categoria entra em greve e seus patrões decidem não oferecer nenhuma concessão e começam a contratar novos funcionários para ocupar os lugares dos grevistas, está buscando esse estilo.

    COMPROMISSO: Nesse estilo, cada pessoa ou grupo cede um pouco para que uma solução intermediária ou “aceitável” aconteça.

    Dessa forma, cada parte cede e ganha algo de “valor”. Entretanto, como cada parte “perde” algo, pode-se semear outro conflito futuro (ou seja, o conflito seria somente “empurrado com a barriga”). O importante nesse caso é um “jogo de cintura” e uma busca por uma situação aceitável para as duas partes.

    COLABORAÇÃO: Necessita tanto de cooperação quanto de assertividade para funcionar. O objetivo é que todas as partes saiam ganhando, e é baseado na negociação e no comprometimento das partes.

    Portanto, pode funcionar qdo as duas partes são fortes, qdo os objetivos de ambas as partes podem ser atingidos ao msm tempo ou qdo todos percebem que algo está errado e é necessária a participação de todos na solução do problema.