SóProvas


ID
3350164
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária elaborou Nota Técnica - GVIMS/GGT nº 03/2017 sobre Práticas seguras para prevenção de Lesão por Pressão em serviços de saúde. Dentre tais práticas, que agregam ações e registros em prontuário, estão as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • PRÁTICAS SEGURAS PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE 

    As medidas para prevenção de lesão por pressão em serviços de saúde envolvem as ações abaixo e o registro em prontuário: 

     Realização de avaliação de risco de todos os pacientes antes e durante a internação. 

     Realização de avaliação criteriosa da pele pelo menos uma vez por dia, especialmente nas áreas de proeminências ósseas (joelhos, cotovelos e calcanhares) e pelo menos duas vezes por dia nas regiões submetidas à pressão por dispositivos, como cateteres, tubos e drenos. 

     Uso de colchão especial, almofadas e/ou de coxins para redistribuir a pressão. 

     Uso de apoio (travesseiros, coxins ou espumas) na altura da panturrilha, a fim de erguer os pés e proteger os calcanhares. 

     Manutenção da higiene corporal, mantendo a pele limpa e seca. 

     Hidratação diária da pele do paciente com hidratantes e umectantes. 

     Manutenção de ingestão nutricional (calórica e proteica) e hídrica adequadas. 

     Uso de barreiras protetoras da umidade excessiva, quando necessário, como, por exemplo: creme barreira, película semipermeável, espuma de poliuretano, sacos retais e/ou substâncias oleosas. 

     Mudança de posição a cada duas horas para reduzir a pressão local. 

     Orientação do paciente e da família na prevenção e tratamento das lesões por pressão.

    FONTE: NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES No 03/2017

  • As medidas para prevenção de lesão por pressão em serviços de saúde envolvem a realização de avaliação de risco de todos os pacientes antes e durante a internação, e não dependente da faixa etária ou confiçãod e saude. Alternativa A está errada. 

    Também é medida de prevenção o uso de colchão especial, almofadas e/ou de coxins para redistribuir a pressão; o uso de apoio (travesseiros, coxins ou espumas) na altura da panturrilha, a fim de erguer os pés e proteger os calcanhares; manutenção da higiene corporal, mantendo a pele limpa e seca; hidratação diária da pele do paciente com hidratantes e umectantes. Alternativa B está correta. 

    Não é necessária prescrição médica para hidratar a pele do paciente diariamente. Alternativa C está incorreta. 

    Mudança de posição a cada duas horas para reduzir a pressão local e não meia hora apenas. Também deve-se orientar o paciente e da família na prevenção e tratamento das lesões por pressão. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra B 

    Bibliografia 

    https://proqualis.net/sites/proqualis.net/files/LPP.pdf 


  • promover para o paciente o uso de colchão especial, almofadas e/ou de coxins para redistribuir a pressão; apoiar travesseiros, coxins ou espumas na altura da panturrilha, a fim de erguer os pés e proteger os calcanhares; prover higiene corporal, mantendo a pele limpa e seca.

  • Recomenda-se avaliação DIÁRIA do risco de LPP.