SóProvas


ID
3351016
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Do surgimento das primeiras manifestações estudantis, a nível de movimento social, na história do Brasil, até os dias atuais, passando pelo Regime Militar, o movimento estudantil tem deixado suas marcas.
Acerca desse assunto,
analise as afirmativas a seguir.

I.
A UNE foi a primeira entidade estudantil do Brasil, criada em pleno Regime Militar.
II.Numa das participações mais contundentes, os estudantes estiveram presentes na “Passeata dos Cem Mil” contra o Regime Militar.
III.Na Campanha “Diretas Já”, a participação dos estudantes foi irrisória, pois a UNE tinha sido cassada pelo governo da “Linha Dura”.
IV.
O movimento “Caras Pintadas” foi marcado por uma presença muito forte dos estudantes, bem como de outros setores da sociedade civil.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A UNE foi criada em 1937, ainda sob o contexto da Era Vargas.

    Gabarito - C

  • " A história do Brasil moderno não pode ser contada sem citar a participação da União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade que representa os universitários do país, fundada em 1937 (...)

    Da campanha O Petróleo é Nosso na década de 1940, passando pelo enfrentamento à ditadura militar nos anos 60 e 70, pelas Diretas Já nos anos 80 e pela mobilização dos caras-pintadas na década de 1990, a UNE fez parte das principais mobilizações populares da história recente brasileira.

    Fonte: Agência Senado

  • Na manhã do dia 26 de junho de 1968, estudantes, artistas, religiosos e intelectuais se concentram nas ruas do centro do Rio de Janeiro. Às 14h, iniciam uma passeata com cerca de 50 mil pessoas. Uma hora depois esse número já havia dobrado e os manifestantes ocupam toda a avenida Rio Branco. O ato, que ficaria conhecido como a Passeata dos Cem Mil, foi a maior manifestação de protesto desde o golpe de 1964.

    Já os caras-pintadas foi o movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de  que teve, como objetivo principal, o impeachment do presidente do Brasil na época, Fernando Collor de Mello.