SóProvas


ID
3351892
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão, considere o relato a seguir.


J.R., 67 anos, sexo masculino, obeso, hipertenso, portador de diabete tipo 2 há dez anos, compareceu à unidade básica de saúde acompanhado de sua filha, para consulta de enfermagem. Relatou ao enfermeiro que, devido à dificuldade em manter sua glicemia sob controle, no dia anterior, o médico havia introduzido o uso de insulina e estava inseguro em como conservá-la e aplicá-la. Informou ainda que já estava inscrito no programa Hiperdia e havia recebido a insulina e seringas montadas com agulha de 4 mm. Ao realizar o exame dos pés do usuário, o enfermeiro observou a presença de úlcera em metatarso do pé direito, medindo 0,4 X 0,6 cm, com presença de tecido de granulação e exsudato serossanguinolento em quantidade moderada (++/++++).

Ao realizar o cuidado da ferida, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para tratamento da úlcera diabética, o enfermeiro deve utilizar, como cobertura,

Alternativas
Comentários
  • ALGINATO

    Indicações:

    Feridas com exsudato moderado a intenso; Feridas de espessura total com tuneis; Feridas de espessura parcial e total; Ulceras de perna, áreas doadoras de tecido, feridas traumáticas.

    Contra Indicações:

    Queimaduras de terceiro grau; Feridas sem exsudato; Feridas necróticas secas.

    Vantagens

    Não aderente; Não oclusivo; Pode ser utilizado para preenchimento de espaços mortos em descolamentos, sinos e tuneis; Promove desbridamento autolitico em feridas exsudativas; Altamente absorvente.

    Desvantagens

    Mais dispendioso do que a gaze ou compressas de gaze; Não pratico para feridas extensas; Material gelificado possivelmente confundido com purulência.

    Troca

    A cada 24 horas; Compactar a ferida sem forca; Dispor os curativos em camadas em uma ferida

    profunda.

    FONTE: ENFCONCURSOS

  • GABARITO LETRA D: alginato de cálcio e sódio.

  • A primeira aula o som não tá bom
  • Conforme o caso apresentado - presença de úlcera em metatarso do pé direito, medindo 0,4 X 0,6 cm, com presença de tecido de granulação e exsudato serossanguinolento em quantidade moderada

    TIPO DE CURATIVO: alginato de cálcio

    COMPOSIÇÃO: fibras de algas marinhas impregnadas com cálcio

    AÇÃO: o cálcio induz a hemostasia, faz a absorção de exsudatos e mantém o meio úmido por desbridamento autolítico

    INDICAÇÕES: feridas abertas, exsudativas, cavitárias e SANGRANTES

    CONTRA INDICAÇÃO: lesões superficiais com pouca exsudação e limpas

    Palavra chave: cálcio = sangrantes

    Foco no pai !

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem em feridas e curativos.

    O cuidado da ferida em metatarso do pé direito, medindo 0,4 X 0,6 cm, com presença de tecido de granulação e exsudato serossanguinolento em quantidade moderada (++/++++), de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para tratamento da úlcera diabética, o enfermeiro deve utilizar, como cobertura, alginato de cálcio e sódio (letra D). Esse é indicado para feridas exsudativas, com sangramento, limpas ou infectadas, agudas ou crônicas, superficiais ou profundas. Quando em contato com o exsudato forma um gel hidrofílico e não aderente que proporciona um meio úmido que facilita a cicatrização.

    A) e C) Incorreto. O hidrocoloide  é indicado para f
    eridas crônicas pouco ou não exsudativas; agudas superficiais nos estágios finais da cicatrização, queimaduras superficiais de espessura parcial, áreas doadoras, feridas pós-operatórias, abrasões de pele e prevenção de lesões cutâneas.

    B) Incorreto. A papaína é indicada como
    desbridante químico e facilitador do processo cicatricial. Usado em feridas infectadas.

    E) Incorreto. Os ácidos graxos essenciais (AGE) são indicados para h
    idratação da pele integra e prevenção de rompimento cutâneo.

    Resposta do Professor:  D.