-
A investigação epidemiológica de contatos consiste em: anamnese dirigida aos sinais e sintomas da hanseníase, exame dermatoneurológico (sensibilidade términa - frio e calor, dolorosa e tátil), e vacinação BCG para os contatos sem presença de sinais e sintoma de hanseníase no momento da avaliação, não importando se são contatos de casos PB ou MB.
Todo contato de hanseníase deve receber orientação de que a BCG não é uma vacina específica, mas que ela oferece alguma proteção contra a hanseníase.
É ainda importante que os profissionais de saúde estejam atentos ao fato que a BCG pode abreviar o tempo de incubação.
FONTE: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/novembro/22/Guia-Pratico-de-Hanseniase-WEB.pdf
-
A Hanseníase pode ser transmitida através de secreção ou pelo ar que saem das vias aéreas respiratórias e pela saliva (secreções nasais, tosses, espirros). ... A hanseníase não transmite por: Meio de copos, pratos, talheres, portanto não há necessidade de separar utensílios domésticos da pessoa com hanseníase.
-
GABARITO LETRA E:
A investigação epidemiológica de contatos consiste em: anamnese dirigida aos sinais e sintomas da hanseníase, exame dermatoneurológico e vacinação BCG para os contatos sem presença de sinais e sintoma de hanseníase no momento da avaliação, não importando se são contatos de casos paucibacilar ou multibacilar.
A ERRADO =Para fins de tratamento, os portadores de hanseníase são classificados como paucibacilares, quando se observa a presença de ATÉ 5 LESÕES de pele ou baciloscopia de raspado intradérmico NEGATIVA, ou multibacilares, quando se observa a presença de CINCO LESÕES OU MAIS de pele com baciloscopia de raspado intradérmico POSITIVA.
B ERRADO= Hanseníase tuberculoide: manchas ou placas de até cinco lesões, bem definidas, com um nervo comprometido. Podendo ocorrer neurite (inflamação do nervo).
Hanseníase virchowiana: forma mais disseminada da doença.
C ERRADO= Os principais sinais e sintomas da hanseníase compreendem, entre outros itens, a presença de áreas da pele ou manchas hipocrômicas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade ao calor e/ou dolorosa, e/ou ao tato e hirsutismo ( HIRSUTISMO É O: desenvolvimento na mulher de uma pilosidade excessiva e de aspecto masculino em locais normalmente desprovidos de pelos, ger. devido a um desequilíbrio hormonal.)
D ERRADO= A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, na forma infectante da doença, sem tratamento, elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis. A via de eliminação do bacilo pelo doente são as vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe), por meio de contato próximo e prolongado.
Os doentes com poucos bacilos – paucibacilares (PB) – não são considerados importantes como fonte de transmissão da doença devido à baixa carga bacilar. As pessoas com a forma multibacilar (MB) - muitos bacilos -,no entanto, constituem o grupo contagiante, mantendo-se como fonte de infecção enquanto o tratamento específico não for iniciado.
-
Para resolver essa
questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre A
hanseníase.
A)
INCORRETO. Para fins de tratamento, os portadores de hanseníase são
classificados como multibacilares,
quando se observa a presença de seis ou mais lesões de pele ou baciloscopia de
raspado intradérmico positiva, ou, paucibacilares
quando se observa a presença de até cinco lesões de pele com baciloscopia de
raspado intradérmico negativo.
B) INCORRETO. O portador de hanseníase na forma tuberculoide apresenta manchas ou placas de até cinco lesões, bem definidas, com um
nervo comprometido. Podendo ocorrer neurite (inflamação do nervo).
C) INCORRETO. Os principais sinais e sintomas da hanseníase compreendem a
presença de áreas da pele com manchas hipocrômicas, acastanhadas ou
avermelhadas, alterações de sensibilidade e perda de pelos. Não apresenta hirsutismo
(desenvolvimento na mulher de uma pilosidade
excessiva e de aspecto masculino em locais normalmente desprovidos de pelos, devido
a um desequilíbrio hormonal).
D) INCORRETO. A hanseníase é transmitida por via respiratória após contato
próximo e prolongado de uma pessoa suscetível com o indivíduo infectado não
tratado. Não há transmissão por contato ou por objetos pessoais utilizados pelo
doente com hanseníase.
E) CORRETO. A investigação epidemiológica de contatos consiste em: anamnese
dirigida aos sinais e sintomas da hanseníase, exame dermatoneurológico e
vacinação BCG para os contatos sem presença de sinais e sintoma de hanseníase
no momento da avaliação, não importando se são contatos de casos paucibacilar
ou multibacilar.
Resposta do
Professor: E.
-
3.1.4 Hanseníase virchowiana (multibacilar)
É a forma mais contagiosa da doença. O paciente virchowiano não apresenta manchas visíveis; a pele apresenta-se avermelhada, seca, infiltrada, cujos poros apresentam-se dilatados (aspecto de “casca de laranja”), poupando geralmente couro cabeludo, axilas e o meio da coluna lombar (áreas quentes). Na evolução da doença, é comum aparecerem caroços (pápulas e nódulos) escuros, endurecidos e assintomáticos (hansenomas). Quando a doença encontra-se em estágio mais avançado, pode haver perda parcial a total das sobrancelhas (madarose) e também dos cílios, além de outros pelos, exceto os do couro cabeludo. A face costuma ser lisa (sem rugas) devido a infiltração, o nariz é congesto, os pés e mãos arroxeados e edemaciados, a pele e os olhos secos
-
Hirsutismo
Outros nomes: Excesso de pelos
-
O X da questão da letra E, que faz o candidato errar, deve ser pensar que por ser um contato de PB (que é considerado o grupo não contagiantes, e não serem consideradas fontes de infecção mesmo sem o tratamento específico ter sido iniciado), não precisa vacinar, entretanto, no guia de bolso do MS, afirma, categoricamente, que a vacina da BCG deverá ser realizada em contatos de ambos casos.
=/
-
Hirsutismo
Outros nomes: Excesso de pelos