SóProvas


ID
3352120
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As jazidas minerais e energéticas estão distribuídas nas diferentes regiões do Brasil. Assinale a alternativa a seguir em que a associação entre as jazidas minerais e energéticas estejam corretas com relação à sua área geográfica.

Alternativas
Comentários
  • No território brasileiro esse minério é encontrado em áreas restritas e limitadas, além disso, o carvão extraído não possui boa qualidade, pois apresenta baixo poder calórico e quantidade de cinza elevada.

    [...] A produção brasileira é insuficiente, portanto, o país importa 50% do carvão consumido, oriundo dos Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Canadá. No Brasil uma das principais jazidas se encontra no Rio Grande do Sul, como no vale do rio Jacuí, cuja produção é consumida pelas usinas termelétricas locais.

    Hoje, cerca de 85% do consumo de carvão é para abastecer usinas termoelétricas, além de 6% na indústria de cimento, 4% na indústria de papel celulose e 5% nas indústrias de cerâmica, alimentos e secagem de grãos.

    Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/carvao-mineral-no-brasil.htm

  • gabarito letra B

    corrigindo

    A) Petróleo – Litoral do Espírito Santo até o norte do Rio de Janeiro

    B) Carvão Mineral – Estados da Região Sul do Brasil.

    C) Estanho – em sua maior parte na região amazônica

    D) Ferro, manganês e minério de alumínio (bauxita) –  Pará, Amazonas, Minas Gerais e Amapá.

    bons estudos

  • GAB: B

    A maior jazida de carvão mineral do país é a jazida de Candiota, no Rio Grande do Sul que responde por 23% das reservas oficiais do país (que chegam a 7 bilhões de toneladas) e também é a melhor em rentabilidade uma vez que suas reservas apresentam-se em camadas bastante espessas e de grande continuidade

  • As reservas de carvão mineral no Brasil ocupam o décimo lugar no ranking mundial, de acordo com dados publicados pela Aneel. O mineral encontra-se especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em grandes quantidades, contudo apresenta baixo teor de carbono, ou seja, é considerado pobre em relação ao potencial energético e de baixa qualidade em virtude ao elevado teor de cinzas produzido.

  • Lembrando que o carvão mineral da região sul do Brasil é de má qualidade.