SóProvas


ID
3352390
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Trecho I

“Nesse regime, [...] a verdadeira força política, que no apertado unitarismo do império residia no poder real, deslocou-se para os estados. A política dos Estados, isso é, a política que fortifica os vínculos da harmonia entre os Estados e a União é, pois, na sua essência, a política nacional.”

(SALES, Mensagem de 3 de maio de 1902. In: Manifestos e Mensagens. São Paulo: Fundap\Imprensa Oficial, 2007. p. 202.)

Trecho II

“O poder unitarista do Império deu bons resultados enquanto a Província do Rio de Janeiro foi o polo mais dinâmico da economia nacional. Na medida em que a cafeicultura perdeu força no Rio, principalmente devido à exaustão dos solos, e começa a florescer no centro-oeste do país, muitas mudanças ocorrem. Em alguns casos, atinge-se o extremo do separatismo, como nas posições defendidas pelo advogado Alberto Sales, 32 anos, um dos donos de A Província de São Paulo, que no ano passado publicou A Pátria Paulista. No livro, o irmão de Campos Sales, o novo ministro da Justiça, informa que a província paulista tem uma renda anual de 25.000 contos de réis, e mais de 20.000 contos de réis vão para o governo central. ‘Salta aos olhos que o separatismo só poderá ser extremamente vantajoso para os paulistas’, diz Alberto Sales. Como o Império remanchou em atender aos interesses provinciais, a autonomia estadual transformou-se numa reivindicação por excelência.”

(Disponível em: http://veja.abril.com.br/historia/republica/queda-imperio-velha.)

Os trechos anteriormente relacionados referem-se especificamente ao embate entre:

Alternativas
Comentários
  • GAB- C Federalismo e Centralismo.

  • C - Federalismo e Centralismo.

    "Como o Império remanchou em atender aos interesses provinciais, a autonomia estadual transformou-se numa reivindicação por excelência.”