SóProvas


ID
3353020
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Roque - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

José Roberto, interessado em ocupar o cargo de inspetor de alunos (Prefeitura de São Roque), foi conversar com alguns inspetores já antigos na função. Deles ouviu que o papel desse profissional vai muito além do de fiscalizador, pois enquanto membro da equipe escolar, ele atua como um mediador, mobilizando, articulando e orientando a comunidade interna e externa, a fim de que a escola cumpra da melhor forma possível seus objetivos. Assim sendo, enquanto mediador, ao inspetor cabe colaborar na prevenção da indisciplina empregando, com coerência,

Alternativas
Comentários
  • Essa questão requer conhecimentos sobre o trabalho de inspeção escolar. Deve-se indicar a alternativa correta a respeito daquilo que o inspetor de alunos deve empregar em sua atuação, enquanto mediador, para colaborar na prevenção da indisciplina. 

    A) a censura e a penalidade. 
    ERRADO - A censura e a penalidade pura e simples surtem pouco efeito na prevenção da indisciplina, que precisa de uma intervenção em suas origens. 

    B) a repreensão e o castigo. 
    ERRADO - O trabalho de prevenção da indisciplina visa fazer com que os alunos repensem as suas atitudes e os seus valores. Nesse sentido, é importante ajudar os alunos a lidarem com as consequências dos próprios atos. Mais que a repreensão e o castigo, é o diálogo que deve acontecer depois de cada indisciplina cometida. Dessa forma, antes de utilizar as sanções estabelecidas, o ideal seria conseguir conquistar o aluno, aos poucos, para o melhor comportamento, para que ele consiga perceber o erro sozinho e a agir para mudar o curso dos acontecimentos. Para outros especialistas, no entanto, o ato de punir e castigar não deveria existir numa instituição como a escola, que tem a missão de educar e revelar talentos. A melhor solução para os problemas de indisciplina que existem é a construção de um projeto pedagógico do qual tomam parte a direção, professores, inspetores, alunos e suas famílias, que juntos criam um ambiente de cooperação, solidariedade, sem punições e sem violências.

    C) a punição e a reprimenda. 
    ERRADO - Ainda perguntada sobre como são tratadas as questões de violência, se há uma ação voltada para a punição, informa que existe ainda, em um primeiro momento este pensamento de que o aluno deve ser punido, porém, após as diversas reuniões e levantamento de questões sobre o assunto é perceptível que o pensamento em equipe faz com que seja desenvolvido um trabalho de conscientização e prevenção, não de punição pura e simples. “Há uma mudança de pensamento por causa do trabalho da equipe e em equipe, bem como por causa da valorização da escola". (Diretora) espalhe a cultura de mediação e possibilidade de solução de conflitos por meio do diálogo e de um trabalho diferente da simples punição tem a possibilidade de dar certo. Porém, a ação isolada não basta, é preciso criar um sistema que possibilite essa expansão desse pensamento, que traga à tona a possibilidade de ações que culminem com uma cultura voltada para a inserção de valores e pensamentos que desencadeiem uma nova concepção acerca do enfrentamento do problema. 

    D) o diálogo e a compreensão. 
    CORRETO - A prevenção da indisciplina muitas vezes requer mudança de posicionamentos, de conceitos arraigados, de práticas pedagógicas. Isso inclui ouvir os alunos, ter um olhar humanizado que vê a indisciplina como um fato escolar, resultado das relações sociais, que manifesta expectativas frustradas dos envolvidos. Para tal, pode implicar na realização de intervenções com os alunos de forma individual nos casos mais delicados, desde orientação, elogios para mudanças de atitudes, acompanhamento dos registros e desempenho nas atividades, bem como na socialização. 

    E) a advertência e a comunicação aos pais. 
    ERRADO - O inspetor de alunos deve informar a direção sobre a conduta dos alunos e comunicar ocorrências, cabendo à direção ou coordenação pedagógica a comunicação aos pais. Além disso, para conseguir sinalizar com esperteza ao aluno sobre a necessidade de alteração de uma conduta, deve haver correspondência entre a natureza e implicações do ato praticado e a sanção escolhida. E a aplicação da sanção deve ainda consistir em uma aprendizagem, algo que ajude o estudante a reconhecer que pode ter uma atuação melhor. 

    Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.