SóProvas


ID
3354367
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A reação leucemoide benigna é uma condição de leucocitose reacional excessiva, geralmente de origem mieloide, que representa uma resposta exacerbada da medula óssea frente a uma condição patológica. Nessas situações, a contagem de leucócitos pode estar acima de 50.000/mm3 , com presença de grande quantidade de células imaturas. Essa reação pode produzir quadro clínico semelhante à leucemia mieloide crônica, o que pode dificultar o diagnóstico clínico laboratorial.


Com relação a essas duas situações clínicas leucocitose reacional excessiva e leucemia mieloide crônica, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O número de basófilos e eosinófilos pode distinguir uma reação leucemoide (infecções) de uma reação leucêmica (leucemias). Geralmente na reação leucêmica encontra-se eosinofilia e basofilia. Na reação leucemoide a neutrofilia é mais acentuada e apresenta também uma eosinopenia e basopenia.

  • a) Os corpos de Dohle são inclusões azul acinzentadas, encontradas principalmente na periferia dos neutrófilos, comuns nas infecções, inflamação, e podem estar presentes: gravidez, queimaduras, SMD;

    b) A leucemia mieloide crônica é rara em crianças;

    d) Na leucemia mieloide crônica os blastos normalmente encontram-se em menor numero, principalmente no início