SóProvas


ID
3354370
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Um paciente de 75 anos de idade, sexo masculino, com doença de Alzheimer, diagnosticado há 8 anos, dá entrada em um serviço de urgência de sua cidade. Ao exame clínico, apresenta forte dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca, tontura e fraqueza. O paciente mora sozinho e é acompanhado apenas por um cuidador de idosos na parte da manhã. Foram solicitados alguns exames laboratoriais para avaliação do caso (dosagem plasmática).


Sódio: 157 mmol/dL

Valor de referência: 135 a 145 mmol/L

Potássio: 4,9 mmol/L

Valor de referência: 3,0 a 5,1 mmol/L

Cloro: 120 mEq/L

Valor de referência: 97 a 106 mEq/L

Creatinina: 1,3 mg/dL

Valor de referência: 0,7 a 1,20 mg/dL

Ureia: 60 mg/dL

Valor de referência: 15 a 45 mg/dL


Considerando a avaliação laboratorial dos resultados apresentados, analise as afirmativas a seguir.

I. O paciente apresenta início de disfunção renal com alteração dos níveis de eletrólitos causados pela diminuição da taxa de filtração glomerular (TFG).

II. A elevação dos níveis dos eletrólitos apresentados no exame se devem ao início de um processo de desidratação, sem correlação clara com disfunção do sistema renal.

III. O valor de ureia apresentado revela uma resposta do controle volêmico do paciente, que é causada pela alteração da função renal.

IV. O paciente apresenta processo de lesão renal evidenciado pelas alterações dos eletrólitos dosados no sangue.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Os dois principais exames que precisamos olhar para responder essa questão são Sódio e Cloreto (ambos significativamente aumentados).

    As principais causas de hipernatremia são perda de água (aumento da perda ou redução da ingestão) e ganho de sódio (aumento da ingestão ou diminuição da excreção renal). Uma vez que a defesa fisiológica contra a hipernatremia consiste na sede (aumento da ingestão de água), mecanismo bastante efetivo e sensível, em casos de hipernatremia sempre existem motivos para a reduzida ingestão de água (no caso em questão, o paciente pode ter esquecido de tomar água por conta do Alzheimer e pela ausência do cuidador em boa parte do dia, encontrando-se, portanto, desidratado - tal qual sugerem seus sintomas). A hipercloremia associada a um aumento proporcional de sódio é observada em casos de desidratação.

    O principal marcador de função renal é a creatinina, e apesar desta estar levemente aumentada, não há indícios de comprometimento significativo de função renal do paciente (nesses casos, costuma-se observar aumento concomitante de potássio e aumento significativo de ureia por diminuição de sua depuração, o que não é o caso).

    Sendo assim, a única alternativa possível é a II - A elevação dos níveis dos eletrólitos apresentados no exame se devem ao início de um processo de desidratação, sem correlação clara com disfunção do sistema renal (LETRA B).