SóProvas


ID
3355027
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o trecho a seguir.


“O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), criado em 2000, pela Lei Nº 9.985, é composto por 12 categorias de Unidades de Conservação (UC) e gerido pelas três esferas de governo no Brasil: federal, estadual e municipal.

Disponível em:<http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/sistema-nacional-de-ucs-snuc> . Acesso em: 1 nov. 2017 (Adaptação).


Assinale a alternativa em que a descrição da UC está INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Área de Proteção Ambiental – constitui, em geral, uma pequena extensão, despovoada, com exemplares que assumem importância, na biota regional e local, que se pretende proteger de forma integral.

    GABARITO= A

    MENCIONAR QUE A ÁREA AMBIENTAL É DE PEQUENA EXTENSÃO É UM ERRO.

    AMAZÔNIA = É BEM GRANDE

  • COPIOU E COLOU DAQUI:

    Unidades de Proteção Integral

    3. Parque Nacional: área destinada à preservação dos ecossistemas naturais e sítios de beleza cênica. O parque é a categoria que possibilita uma maior interação entre o visitante e a natureza, pois permite o desenvolvimento de atividades recreativas, educativas e de interpretação ambiental, além de permitir a realização de pesquisas científicas.

    Unidades de Uso Sustentável

    1. Área de Proteção Ambiental: área dotada de atributos naturais, estéticos e culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. Geralmente, é uma área extensa, com o objetivo de proteger a diversidade biológica, ordenar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. É constituída por terras públicas e privadas.

    2. Área de Relevante Interesse Ecológico: área com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local. Geralmente, é uma área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana e com características naturais singulares. É constituída por terras públicas e privadas.

    3. Floresta Nacional: área com cobertura florestal onde predominam espécies nativas, visando o uso sustentável e diversificado dos recursos florestais e a pesquisa científica. É admitida a permanência de populações tradicionais que a habitam desde sua criação.

    4. Reserva Extrativista: área natural utilizada por populações extrativistas tradicionais onde exercem suas atividades baseadas no extrativismo, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais existentes e a proteção dos meios de vida e da cultura dessas populações. Permite visitação pública e pesquisa científica.

    5. Reserva de Fauna: área natural com populações animais de espécies nativas, terretres ou aquáticas; adequadas para estudos técnico-científicos sobre o manejo econômico sustentável de recursos faunísticos.

    6. Reserva de Desenvolvimento Sustentável: área natural onde vivem populações tradicionais que se baseiam em sistemas sustentáveis de exploração de recursos naturais desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais. Permite visitação pública e pesquisa científica.

    7. Reserva Particular do Patrimônio Natural: área privada com o objetivo de conservar a diversidade biológica, permitida a pesquisa científica e a visitação turística, recreativa e educacional. É criada por iniciativa do proprietário, que pode ser apoiado por órgãos integrantes do SNUC na gestão da UC