SóProvas


ID
3355156
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário

O Prefeito do Município Y está com dificuldades de financiar a expansão da rede de iluminação pública da Cidade, que é uma das principais reclamações da população. Acreditando contar com apoio do povo da cidade para a medida, o Prefeito propõe à Câmara Municipal lei com o objetivo de criar a nova “taxa municipal de custeio do serviço público de iluminação”.


Com base na Constituição Federal, é correto afirmar quanto à juridicidade da lei proposta que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C e E (Gabarito da Banca).

    C) ela deveria ser rejeitada pela Câmara Municipal, por se tratar de serviço público indivisível, fora, portanto, do âmbito de financiamento por meio de taxas.

    ⇢ Deve ser rejeitada, pois o serviço é serviço é indivisível e deve ser remunerada mediante contriuição, conforme a Súmula n. 670 do STF.

    E) ela deveria ser rejeitada pela Câmara Municipal, por se tratar de hipótese de criação de contribuição da competência do Município e não de taxa.

    Contribuição de iluminação pública – CIP ou Cosip (art. 149-A): arrecadada pelos Municípios e Distrito Federal para custeio do serviço de iluminação pública, facultada a cobrança na fatura da energia residencial.

    Súmula n. 670 do STF: “O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa.

    Questão Anulada!!