Essa questão envolve conhecimentos sobre currículo.
Vejamos o que dispõe o documento Indagações sobre currículo.
As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria pedagógica mostram um primeiro significado: a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. Há uma abordagem sobre o currículo e os sujeitos da ação educativa: os educandos e os educadores, ressaltando a importância do trabalho coletivo dos profissionais da Educação para a construção de parâmetros de sua ação profissional. Os educandos são situados como sujeitos de direito ao conhecimento e ao conhecimento dos mundos. Ao repensar o currículo o docente garante o direito dos educandos ao conhecimento. É urgente recuperar o conhecimento como núcleo fundante do currículo e o direito ao conhecimento como ponto de partida para indagar os currículos. Portanto, na discussão sobre o currículo e os direitos dos educandos, a centralidade está no conhecimento.
Fonte:
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília, 2007. Disponível no portal do MEC
Dessa forma, a letra A é a alternativa correta.
Gabarito do professor: Letra A.
Vejamos o que dispõe o documento Indagações sobre currículo.
As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria pedagógica mostram um primeiro significado: a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. Há uma abordagem sobre o currículo e os sujeitos da ação educativa: os educandos e os educadores, ressaltando a importância do trabalho coletivo dos profissionais da Educação para a construção de parâmetros de sua ação profissional.
Os educandos são situados como sujeitos de direito ao conhecimento e ao conhecimento dos mundos. Ao repensar o currículo o docente garante o direito dos educandos ao conhecimento. É urgente recuperar o conhecimento como núcleo fundante do currículo e o direito ao conhecimento como ponto de partida para indagar os currículos. Portanto, na discussão sobre o currículo e os direitos dos educandos, a centralidade está no conhecimento.
Fonte: BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília, 2007. Disponível no portal do MEC.
Autora do gabarito comentado: Michele Avelar, Graduada em Pedagogia pela UERJ, Especialista em Educação à Distância, Mestra em Educação pela UFRJ e Coordenadora do Centro de Tecnologia Educacional da UERJ, de Pedagogia.