SóProvas


ID
3357175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de álcool e outras drogas que causam dependência química, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gente, na letra A isso não poderia ser interpretado como REDUÇÃO DE DANOS?

  • Acho que o erro da letra A é colocar a diminuição no consumo como melhor estratégia para todos, a Redução de danos propõe essa diminuição no uso, mas também propõe que cada caso seja avaliado individualmente para que as melhores estratégias sejam traçadas em um conjunto de equipe e usuário. Ou seja, constroem um Projeto terapêutico Singular de acordo com as demandas, condições e história de vida de cada paciente. Em alguns casos o paciente pode optar pela abstinência, e tudo bem com isso, o papel do profissional vai ser o de dar condições e estratégias para que o usuário consiga ficar abstinente da forma mais saudável possível, já que sabemos que abstinência tem vários efeitos físicos e psicológicos. Isso é diferente de jogar o paciente em uma Comunidade Terapêutica e impor abstinência. De certo modo colocar a abstinência como melhor forma de cuidado é impor algo.

  • A- ERRADO - como dito pela colega: em relação às pessoas, cada caso é um caso. Vários fatores podem influenciar o projeto terapêutico do sujeito em situação de abuso de substâncias.

    B - CORRETO - Substância Teratogênica é qualquer substância que pode gerar alterações na estrutura ou função do feto durante o período embrionário. Detalhe: mesmo que vc não soubesse do que se tratava, dava pra deixar essa em aberto, pois o CEBRASPE não restringiu a assertiva - sinal de alternativa correta.

    C- ERRADA - Não é que o nosso organismo não sofra mais dano, pelo contrário, ele só demora mais a responder (aumento da tolerância), e por conta do consumo maior, os efeitos vão crescendo e se tornando mais danosos.

    D - ERRADO - expressões do tipo : "é o mais"; "é o menos" ... cuidado, não se pode generalizar em provas do CEBRASPE - Lembre-se da letra A, cada caso é um caso...

    E - ERRADO - Novamente uma generalização. Não é o uso de qualquer substância que caracteriza abuso, mas sim a frequência e as relações de dependência que são desenvolvidas que vão nos dizer se aquele consumo é ou não "normal"/"saudável" .

  • Vamos analisar cada uma das assertivas:

    A) As estratégias são focadas na abstinência e na prevenção de recaídas.

    B) A chamada Síndrome do Álcool Fetal (SAF) caracteriza-se por um conjunto de sinais  encontrados na criança associadas ao alcoolismo materno. Inclui dismorfias faciais, retardo de crescimento e anomalias do sistema nervoso central.

    C) Tolerância significa que a dose comumente utilizada não produz mais os mesmos efeitos necessitando sempre de doses cada vez maiores.
    D) O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo.
    E) Há critérios específicos para caracterizar o transtorno por uso de substância, que baseiam-se em um padrão patológico de comportamentos relacionados ao seu uso.

    GABARITO: B
  • A teratologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo das anomalias e malformações ligadas a uma perturbação do desenvolvimento embrionário ou fetal. A Teratogênese (também chamada de teratogenia) se refere à formação e desenvolvimento no útero de anomalias que levam a malformações é estudada pela Teratologia

    A questão "A" eu marquei errada pelo final dela "mesmo que o paciente já tenha tentado reduzir o consumo e fracassou" infere-se que uma estratégia diferente precisa ser tentada.