SóProvas


ID
3357178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao tratamento de pessoas dependentes de álcool, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D. O objetivo de se exercitar as Habilidades Sociais é parte de uma tentativa de ajustamento de comportamentos que contribui para que os usuários de drogas se insiram de forma mais assertiva na comunidade, assim como se distanciem de uma recaída. Recaída é uma falha na tentativa de parar ou diminuir o consumo de drogas ou apenas o fracasso ao tentar atingir objetivos estabelecidos por um individuo. (eventos.ufgd.edu.br)
  • Fiquei na dúvida entre a C e D. Alguém sabe o erro da C?

  • Erro da alternativa C : Marlatt e Gordon (1985) destacam que a recaída se deve, entre outros determinantes, aos estados emocionais negativos, situações de conflito interpessoal, situações de pressão social e estados afetivos positivos.

    Ou seja, os afetos positivos também são fatores de risco para a recaída.

  • Com relação à letra C, fiz a seguinte pergunta: a pessoa somente irá beber quando estiver em estado emocional negativo? (fim de um relacionamento, por exemplo) NÃO.

    Há situações sociais positivas (comemorações ou eventos, por exemplo) que a bebida é utilizada de forma recreativa. Logo, dizer que somente estados emocionais negativos influenciam no consumo de álcool é errado.

    Em contrapartida, desenvolver habilidades sociais que possibilitem ao sujeito, em estados emocionais positivos ou negativos, alternativas para o consumo de álcool é bem mais eficaz do que utilizar estratégias de fuga e esquiva.

    Letra D é a correta.

  • Na perspectiva cognitivo-comportamental, o tratamento para os transtornos por uso de substâncias (TUS) contempla três etapas principais: a primeira etapa inclui, principalmente, técnicas da entrevista motivacional e de manejo de contingências, a fim de lidar com a ambivalência acerca do uso e contribuir no desenvolvimento de motivação intrínseca do sujeito para o tratamento; a segunda, contempla intervenções que visam os principais objetivos do tratamento, como a mudança de estilo de vida, e devem ser baseadas em evidências empíricas; e, por fim, a prevenção à recaída é a última fase do tratamento, constituída por um conjunto de técnicas que visam a manutenção da mudança de comportamentos em relação ao consumo de substâncias.
    Intervenções como o Treinamento em Habilidades Sociais (THS) possibilitam o desenvolvimento de um repertório de habilidades sociais (HS) em usuários de drogas, a fim de que estratégias assertivas sejam utilizadas em seus relacionamentos interpessoais.

    Vamos analisar o erro das demais assertivas:
    A) Durante o tratamento, a recaída ocorre quando as técnicas utilizadas são inadequadas às necessidades do sujeito, ao seu padrão de consumo ou à existência de comorbidades. 
    Recaídas fazem parte do tratamento dos TUS e certamente ocorrerão ao longo desse, não necessariamente ligadas à falha nas técnicas.

    B) O tratamento psicológico deve ocorrer apenas em um momento: antes ou depois do tratamento medicamentoso; a condução simultânea das duas intervenções pode reduzir a adesão do paciente à psicoterapia. 
    Já está mais que comprovada cientificamente a maior eficácia na associação dos tratamentos medicamentosos e psicoterápicos para transtornos mentais, incluindo -se aí o TUS.
    C) Estados emocionais positivos devem ser avaliados porque são fatores protetores contra a recaída, que é associada a emoções negativas.

    As recaídas estão associadas a ambos estados.
     
    E) A motivação do paciente para tratar a dependência do álcool deve ser avaliada na primeira consulta e, após o início do tratamento, o assunto da dependência não deve mais ser retomado. 
    A dependência com toda certeza será pauta durante todo o tratamento.

    GABARITO: D