Cabeamento
Cabo de telefone fixo: possui um nome técnico, chamado cabo CAT3 (categoria 3). Ele contém um par de fios de cobre, que era mais do que o suficiente para a telefonia. Possui uma ponta de plástico recebe um nome também: é o conector RJ-11.
Cabo azul: é também um cabo de par trançado com 4 pares trançados de cobre. Um cabo de par trançado não pode exceder 100 metros. Possui uma ponta de plástico recebe um nome também: é o conector RJ-45.
Unshielded Twisted Pair (UTP), ou par trançado não blindado: consiste apenas de fios e isolamento, não sendo blindado contra interferência. É o cabo mais barato e mais utilizado. O inconveniente é que ele pode sofrer interferência eletromagnética, logo, não é recomendado passar com ele próximo de cabos com energia elétrica, por exemplo.
Shielded Twisted Pair (STP): encontrado na Categoria 6, possui uma camada de alumínio envolvendo todos os pares trançados, para diminuir a interferência externa sobre o cabo.
Screened Shielded Twisted Pair(SSTP): é exclusivo da Categoria 7. Ele possui blindagem nos pares de fios individuais e ao redor do cabo inteiro. São pouco suscetíveis à interferência externa e linha cruzada com outros cabos vizinhos.
CABO COAXIAL: Tais cabos são compostos por um filamento de cobre central (que é o condutor), e três camadas de proteção: um isolante interno, uma malha metálica e uma capa externa. Esse triplo revestimento assegura uma forte proteção, não somente contra as intempéries do clima, mas também contra interferência eletromagnética. Na extremidade, utiliza um conector chamado BNC, esse aí que a gente enrosca na TV, no modem ou no decodificador.
FIBRA ÓTICA: Cabos de fibra ótica possuem núcleo de vidro para propagar a luz, que não sobre interferência eletromagnética e pode viajar distâncias ainda maiores.
Aulas do Direção Concursos - Prof. Victor Dalton -