-
Assertiva E
Todas as afirmativas corretas.
I. Os antivírus são aplicações capazes de detectar, e muitas vezes neutralizar, softwares mal-intencionados que tentam infectar um computador.
II. Um firewall nada mais é do que um recurso capaz de monitorar e filtrar as comunicações que envolvem um determinado computador ou rede, sejam elas comunicações de saída ou de entrada.
III. Um recurso muito utilizado pelos aplicativos antivírus é a quarentena. Uma vez detectada uma possível ameaça, a aplicação antivírus isola a suposta ameaça. Caso essa ação represente um falso positivo, o usuário tem a opção de remover a suposta ameaça da quarentena.
-
ANTIVIRUS - detecta e neutraliza vírus, ameaças, e tem um recurso chamado de quarentena
FIREWALL - cuida das portas, entrada e saída da rede, (parede de fogo)
Bons Estudos!!!
-
Gab.: E
FIREWALL:
=> é um sistema que cuida das portas, entrada e saída da rede;
=> não é antivírus mas evita a entrada de vírus no computador;
=> pode ter regras;
=> objetivo de aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede.
Persistência e foco!
-
II. Um firewall nada mais é do que um recurso capaz de monitorar e filtrar as comunicações que envolvem um determinado computador ou rede, sejam elas comunicações de saída ou de entrada.
Essa questão está errada!!
A expressão "...nada mais..." invalidou o item
1) Um firewall pode ser usado como Roteador.
2) Ele PODE (não é sua função precípua) detectar vírus.
-
Firewall:
Os programas antimalware, apesar da grande quantidade de funcionalidades, não são capazes de impedir que um atacante tente explorar, via rede, alguma vulnerabilidade existente em seu computador e nem de evitar o acesso não autorizado, caso haja algum backdoor nele instalado. Devido a isto, além da instalação do antimalware, é necessário que você utilize um firewall pessoal.
Quando bem configurado, o firewall pessoal pode ser capaz de:
registrar as tentativas de acesso aos serviços habilitados no seu computador;
bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos;
bloquear as tentativas de invasão e de exploração de vulnerabilidades do seu computador e possibilitar a identificação das origens destas tentativas;
analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado;
evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
Fonte : https://cartilha.cert.br/mecanismos/
Recomendo a leitura /\
-
-
A quarentena é uma área virtual onde o antivírus armazena arquivos identificados como possíveis vírus enquanto ele aguarda uma confirmação de identificação. As assinaturas nem sempre são totalmente confiáveis e podem detectar vírus em arquivos inofensivos – falsos-positivos.
Trata-se de uma opção à remoção, uma vez que eventualmente determinados arquivos não podem ser eliminados por possuírem grande valor para o usuário ou por serem considerados importantes para o bom funcionamento de um sistema. Nesse caso, a quarentena permite que o arquivo fique isolado por um período até que desenvolvedores do antivírus possam lançar alguma atualização.
-
Esse termo "aplicações" denominando o anti virus nao deveria ser suficiente para deixar a alternativa errada? Não seria um anti virus um aplicativo ou programa?
-
Analogia que pode ajudar na resolução da questão:
Um firewall é como um porteiro ou segurança de uma festa. Ele controla o tráfego do que entre e sai.