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ID
3360700
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Vilhena - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O reconhecimento da notícia como forma narrativa permite, obviamente, a sua análise narratológica. Sobre o tema, podem-se distinguir, entre outros, cinco momentos analíticos que se refere :

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha odiosa. Ao citar os efeitos poéticos o autor deixa claro que está se referindo as subjetividades do texto jornalístico. Neste caso seriam sinônimos, não adicionais.

    "Estudar as narrativas jornalísticas é descobrir os dispositivos retóricos utilizados pelos repórteres e editores capazes de revelar o uso intencional de recursos lingüísticos e extralingüísticos na comunicação jornalística para produzir efeitos (o efeito de real ou os efeitos poéticos). Neste sentido, afirmamos que o jornalismo é uma linguagem argumentativa e não há um estilo jornalístico, mas sim uma retórica jornalística. Quem narra tem sempre algum propósito ao narrar: nenhuma narrativa é ingênua, muito menos a narrativa jornalística,.."

    "O artigo advoga que narrativas são dispositivos argumentativos que utilizamos em nossos jogos de linguagem. Propõe o estudo das narrativas como estratégias organizadoras do discurso jornalístico. Sugere a análise da construção de significados através da reconfiguração do acontecimento jornalístico, seus conflitos, episódios funcionais, personagens, estratégias de objetivação (efeitos de real) e subjetivação (efeitos poéticos) e do “contrato cognitivo” entre jornalistas e audiência."  Fonte: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/105768052842738740828590501726523142462.pdf

  • A questão pede cinco momentos analíticos que se refere e coloca a questão D como resposta, contendo apenas 4 momentos analíticos.

  • O reconhecimento da notícia como forma narrativa permite, obviamente, a sua análise narratológica. Para Mota (2007, pp. 147-166) podemos distinguir cinco momentos analíticos: 

    1. A identificação da serialidade temática e do enquadramento narrativo cronológico através da recorrência do tema nas notícias isoladas, tendo em conta que os acontecimentos são apresentados de forma dispersa e descontínua.
    2. Um segundo momento tem a ver com a identificação dos conflitos, considerados como elemento estruturador de qualquer narrativa, especialmente da narrativa jornalística, na qual a situação inicial é um facto que irrompe, desorganiza, transforma e rompe o equilíbrio.
    3. Um terceiro movimento analítico tem a ver com a identificação dos personagens, os quais adquirem especial importância na notícia, transformando-se no eixo das histórias.
    4. Um quarto movimento analítico tem a ver com a análise de estratégias comunicativas das quais se destacam as estratégias de objectivação e os efeitos de real e as estratégias de subjectivação e a construção de efeitos poéticos.
    5. Um quinto movimento analítico dirá respeito ao modo e ponto de vista em que a história é narrada, um ponto de vista que não pode ser analisado como uma pura imposição do olhar do narrador mas da existência de uma relação comunicativa entre narrador e narratário em que o texto se torna o nexo de uma actividade interactiva entre os dois interlocutores, em que há lacunas, indeterminações e relações que são preenchidas pelo receptor.
    6. (o autor acrescenta um sexto) - Finalmente, um sexto movimento analítico diz respeito à identificação das metanarrativas e ao significado moral ou simbólico profundo que se encontra por detrás das narrativas, já referidas.

    O Admirável Mundo das Notícias - https://labcom.ubi.pt/ficheiros/20110524-correia_manual_noticial.pdf