-
Gabarito E) DIAS:
Simplificar material é, por exemplo, reduzir a diversidade de um item empregado
para o mesmo fim. Assim, no caso de haver duas peças para uma finalidade
qualquer, aconselha-se a simplificação, ou seja, a opção pelo uso de uma delas. Ao
simplificarmos um material, favorecemos sua normalização, reduzimos as despesas
e suas flutuações. Por exemplo, cadernos com capa, número de folhas e formato
idênticos contribuem para que haja a normalização. Ao requisitar uma quantidade
desse material, o usuário irá fornecer todos os dados (tipo de capa, número
de folhas e formato), o que facilitará sobremaneira não somente sua aquisição,
como também o desempenho daqueles que se servem do material, pois em caso
contrário pode confundir o usuário do material, se este um dia apresentar uma
forma e outro dia outra forma de maneira totalmente diferente.
Aliada a uma simplificação, é necessária uma especificação do material, que
é uma descrição minuciosa e possibilita melhor entendimento entre consumidor
e fornecedor quanto ao tipo de material a ser requisitado.
A normalização se ocupa da maneira pela qual devem ser utilizados os materiais
em suas diversas finalidades, bem como da padronização e identificação do
material, de modo que tanto o usuário como o almoxarifado possam requisitar
e atender os itens utilizando a mesma terminologia. A normalização é aplicada
também no caso de peso, medida e formato.
-
Gabarito: e)
Especificação
Talvez a mais sintética definição de especificação seja ''descrição das características de um material, com a finalidade de identificá-lo e distingui-lo de seus similares''. No entanto pode-se adotar definições mais complexas:
a) ''é a representação sucinta de um conjunto de requisitos a serem satisfeitos por um produto, um material ou um processo, indicando-se, sempre que for apropriado, o procedimento por meio do qual se possa determinar se os requisitos estabelecidos são atendidos'';
b) ''é a definição dos requisitos globais, tantos gerais como mínimos, que devem obedecer aos materiais, tendo em vista a qualidade e a segurança deles'';
c) ''é o tipo de norma que se destina a fixar condições exigíveis para aceitação e/ou recebimento de matérias-primas, produtos semi-acabados, produtos acabados etc''.
Fonte: Administração de Materiais - Um enfoque prático - João José Viana.
-
Segundo Viana, "especificação é a representação sucinta de um conjunto de requisitos a serem satisfeitos por um produto, um material ou um processo, indicando-se, sempre que for apropriado, o procedimento por meio do qual se possa determinar se os requisitos estabelecidos são atendidos''.
Gabarito: E
-
Segundo Viana, “especificação é a representação sucinta de um conjunto de requisitos a serem satisfeitos por um produto, um material ou um processo, indicando-se, sempre que for apropriado, o procedimento por meio do qual se possa determinar se os requisitos estabelecidos são atendidos”.
Gabarito: E
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre alguns fundamentos e classificações de materiais. Neste caso, vejamos qual das alternativas apresenta como é chamada a atividade descrita no enunciado da questão.
A - incorreta. Cadastramento é a atividade que visa cadastrar os materiais necessários à manutenção e ao desenvolvimento da empresa.
B - incorreta. Estoque é o conjunto de materiais, mercadorias ou produtos acumulados para utilização posterior, de modo a permitir o atendimento regular das necessidades dos usuários para a continuidade das atividades da empresa. Pode ser entendido também como uma reserva para ser usada em tempo oportuno.
C - incorreta. Para Viana (2018, p. 43), "a atividade de inventário físico visa ao estabelecimento de auditoria permanente de estoques em poder do almoxarifado, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos, essencial para que o sistema funcione com a eficiência requerida".
D - incorreta. O almoxarifado visa à fiel guarda do estoque físico confiado pela empresa, objetivando sua preservação e integridade até o consumo final.
E - correta. Identificação é a representação sucinta de um conjunto de requisitos a serem satisfeitos por um produto, um material ou um processo, indicando-se, sempre que for apropriado, o procedimento por meio do qual se possa determinar se os requisitos estabelecidos são atendidos.
- Faz a descrição detalhada do material, de modo a permitir sua individualização. Aqui todas as características do material são listadas.
Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E
Fonte:
VIANA, J. J. Administração de Materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2018.