SóProvas


ID
3361684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O cotidiano, compreendido como o espaço em que se realiza a intervenção, permite pensar na forma como as demandaschegam às instituições e aparecem para o assistente social.
Claúdia Mônica dos Santos
et al. (Org.). A dimensão técnico-operativa no serviçosocial: desafios contemporâneos. 3.ª ed. São Paulo: Cortez, 2017(com adaptações).

A partir da provocação/reflexão colocada no texto apresentado, as formas como as demandas se apresentam para o assistente socialsão

I imediatizadas e complexas.
II multifacetadas.

III fragmentadas e heterogêneas.
IV ampliadas qualitativa e quantitativamente.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: LETRA E As demandas se apresentam de forma: I imediatizadas e complexas. II multifacetadas. III fragmentadas e heterogêneas. IV ampliadas qualitativa e quantitativamente.
  • Indicação de referência...

  • Gab E

    "Ainda nesse campo, outra grande transformação relaciona-se às demandas que se apresentam ao assistente social. Essas se tornam complexas, multifacetadas, ampliadas qualitativa e quantitativamente".

    MIOTO, Regina Celia Tamaso e NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro. Política Social e Serviço Social: os desafios da intervenção profissional. Rev. katálysis [online]. 2013, vol.16, n.spe [cited 2020-03-02], pp.61-71. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802013000300005&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1982-0259.

    .

    .

    O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)

  • GABARITO: LETRA E

    ? Todos itens corretos: No plano profissional, não houve o tempo necessário para o reordenamento das práticas para uma perspectiva condizente com as possibilidades de sedimentação dos direitos sociais, oferecidas pelo novo momento. Uma das explicações possíveis para este fato foi a forma de apropriação do novo currículo, construído com base na teoria crítica que, no plano ético, posiciona-se radicalmente ao lado da classe trabalhadora. Este currículo mínimo, aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura para os Cursos de Serviço Social, em 1982 com prazo para implantação até 1985, é incorporado de forma bastante heterogênea pelas unidades de ensino, com ajustes que repõem as antigas práticas em um novo eixo argumentativo, conforme analisado por Carvalho (1992). Devido a este fato, o processo de formação provoca reduzidas alterações em termos de intervenção profissional, o que, aliado à expansão das unidades de ensino de Serviço Social, contribui para a manutenção de práticas reiterativas, embora com discurso teórico-metodológico aparentemente crítico e condizente com o novo paradigma de proteção social brasileiro. Ainda nesse campo, outra grande transformação relaciona-se às demandas que se apresentam ao assistente social. Essas se tornam complexas, multifacetadas, ampliadas qualitativa e quantitativamente. Surgem novos espaços sócio-ocupacionais e duas implicações no plano da intervenção. A primeira, é a exigência de se contextualizar e apreender o significado das novas requisições, constituindo-se, por conta de sua complexidade, em campos de conhecimento compartilhado com diversas áreas profissionais. O aprofundamento desta apreensão vai desvelando as especificidades das áreas profissionais envolvidas, produzindo um conhecimento que deve ser incorporado ao saber e ao fazer profissional. A segunda, é a exigência de aparatos institucionais mais densos em termos de suporte físico e operacional para dar conta dos novos perfis de demanda, tendo em vista a sua diversificação e expansão.

    ? Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802013000300005

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Complementando o comentário dos colegas:

    "O cotidiano compreendido como o espaço em que se realiza a intervenção, nos permite pensar na forma como as demandas chegam às instituições e aparecem para o assistente social: imediatizadas, fragmentadas e heterogêneas. (SANTOS, p.31, 2017).

    REFERÊNCIA: Claúdia Mônica dos Santos et al. (Org.). A dimensão técnico-operativa no serviço social: desafios contemporâneos. 3.ª ed. São Paulo: Cortez, 2017.