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ID
3361972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No teste de software orientado a objetos, como a condição de um objeto é parte implícita da entrada e saída dos métodos, necessita-se de uma maneira para explorar sistematicamente as situações e transições do objeto. O modelo de teste adequado para executar essas operações é o teste

Alternativas
Comentários
  • Teste baseado em estados

    O diagrama de transição de estados de uma classe nos mostra sobre os estados que serão esperados por uma classe e o teste baseado em estados verifica se os estados apresentados pela classe estão em conformidade com o diagrama.

  • A questão cobra conhecimento sobre os modelos de teste utilizados no desenvolvimento de software orientado a objetos.

    Analisemos as alternativas:

    A) ERRADA. O teste interclasse são “testes de colaborações entre classes" [1], geralmente utilizados no momento de integração do sistema.
    B) ERRADA. O teste intraclasse são testes de colaborações dentro de uma classe, podendo ser “considerados equivalentes ao teste de unidade para software convencional (não orientado a objetos), com a diferença de que os testes de classe para software orientado a objetivos é controlado pelas operações encapsuladas pela classe e o comportamento de estado da classe" [1].
    C) ERRADA. O teste estrutural , também chamado de teste de caixa branca, é “uma abordagem de testes que exige conhecimento do código-fonte do software a fim de desenvolver testes que forneçam algum nível de cobertura do sistema. Ou seja, o conjunto de testes deve garantir que todo caminho lógico do programa seja executado, com a consequência de que cada declaração do software seja executada ao menos uma vez" [2].
    D) ERRADA. O teste de comando e decisão envolve a cobertura dos fluxos de processamento do sistema perpassando todos os comandos e todas as saídas de decisões possíveis.
    E) CERTA. “Um estado é algum modo observável do comportamento de um sistema. À medida que ocorre o processamento, um sistema responde a eventos (estímulos) fazendo uma transição do estado atual para algum novo estado. O teste com máquina de estado utiliza a abstração de dados para determinar a transição para o próximo estado e a ação (resposta) que ocorrerá em consequência da transição" [1]. Dessa forma, ele pode ser utilizado para explorar sistematicamente as situações (estados) e transições do objeto.

    Gabarito da professora: Letra E.



    Referências:

    [1] Engenharia de software: uma abordagem profissional, Roger S. Pressman; tradução Ariovaldo Griesi ; revisão técnica Reginaldo Arakaki, Julio Arakaki, Renato Manzan de Andrade. – 7. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : AMGH, 2011, com adaptações da professora.

    [2] Engenharia de Software, Ian Sommerville; tradução Ivan Bosnic e Kalinka G. de O. Gonçalves; revisão técnica Kechi Hirama. — 9. ed. — São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.