SóProvas


ID
3361987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O sistema de replicação de dados do MySQL sincroniza os dados entre dois ou mais servidores, em tempo real. No que tange ao processo de replicação e configuração do MySQL, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os logs binários são um registro das ações de modificações de dados em um banco. Esses logs binários são necessários na replicação pois o servidor slave puxa as linhas desses logs binários para executar nele também. 

    Letra C.

  • A) Existem dois tipos de replicação do MySQL: a master-slave e a master-master.

    B) Os comandos de criação e modificação devem ser realizados no Master, pois a leitura das modificações é feita somente do Slave para o Master, através da leitura do arquivo de log binário.

    D) Em servidores master-slave, comandos de consulta podem ser executados no Master, porém devem ser realizadas no Slave, de modo a aliviar a carga no servidor Master.

    E) Não pode ocorrer de dois servidores terem o mesmo Server-id.

    Fontes:

    https://www.devmedia.com.br/mysql-replicacao-de-dados/22923

    https://www.devmedia.com.br/replicacao-com-mysql/33498

    https://mrochadba.wordpress.com/2015/09/15/criando-uma-replicacao-no-mysql-master-slave/

  • A questão cobra do candidato conhecimento sobre replicação de dados no banco de dados MySQL

    O MYSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGDB) relacional de código aberto.

    Cumpre relembrar que um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGDB), em síntese, é um conjunto de softwares responsáveis pelo gerenciamento de um banco de dados, cujo principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a persistência, a manipulação e a organização dos dados (WIKIPEDIA, 2020) [1]

    De acordo com documentação do MySQL [2], a replicação permite que os dados de um servidor de banco de dados MySQL (master, nomenclatura nova source) sejam copiados para um ou mais servidores de banco de dados MySQL(slaves,nomenclatura nova replicas). A replicação é assíncrona por padrão; as réplicas não precisam estar conectadas permanentemente para receber atualizações de uma fonte.

    Vamos então para análise das alternativas.

    A) INCORRETA. Na construção de uma tipologia de replicação é possível uma replicação master-master (source-source). Por exemplo, vejamos a arquitetura abaixo:


    Fonte: manual oficial do MySQL 8.0 [2]

    Nessa arquitetura, MySQL Source 1 é a fonte primária na qual todas as alterações e atualizações são gravadas no banco de dados. MySQL Source 2 além de ser a fonte para as Réplicas 1,2 e 3, funciona como réplica do MySQL Source 1. A solução acima reduz a carga do cliente e a interface da rede na fonte primária, o que deve melhorar o desempenho geral da fonte primária quando usada como uma solução direta de banco de dados [2].

    B) INCORRETA. O servidor master(source) é o responsável pelos comandos de criação e modificação, os quais serão replicados nos servidores slaves (réplicas).
     
    C) CORRETA. De acordo com o manual do MySQL 8.0 [2], pode-se utilizar replicação com base no método de posição do arquivo de log binário, em que a instância do MySQL operando como master(source) — onde ocorrem as alterações no banco de dados — grava atualizações e alterações como "eventos" no log binário. As informações no log binário são armazenadas em diferentes formatos de log, de acordo com as alterações no banco de dados que estão sendo registradas. As réplicas (slaves) são configuradas para ler o log binário da origem e executar os eventos no log binário no banco de dados local da réplica.

    D) INCORRETA.  É possível construir uma tipologia de replicação, conforme imagem abaixo, que possibilite a consulta de aplicações clientes às réplicas (slaves). Esse tipo de solução é muito usado para realizar o balanceamento de carga.


    Fonte: manual oficial do MySQL 8.0 [2]

    E) INCORRETA.  A identificação 'server-id' deve ser ÚNICA para cada servidor
    master (source) e/ou slave (réplica).

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.

    REFERÊNCIAS
    : [1] WIKIPEDIA. Sistema de gerenciamento de banco de dados. Disponível em: site do Wikipedia na língua portuguesa. Acesso em: 15/7/2020; [2] MySQL. MySQL 8.0 Reference Manual. Disponível em: site oficial do MySQL. Acesso em: 16/7/2020.