SóProvas


ID
3362542
Banca
IBADE
Órgão
IPM - JP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a terminologia arquivística e as características dos documentos, é correto afirmar que papel, caderno, edital, edital de concurso e minuta são, respectivamente, exemplos de:

Alternativas
Comentários
  • Cabarito E

  • CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS

    Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais, cartográficos, iconográfico, filmográficos, sonoro, micrográficos e informáticos.

    Espécie: espécie é a definição a partir da disposição e da natureza das informações, são exemplos: Ata, Contrato, Decreto, Ofício, Certidão, etc.

    Tipologia: tipologia documental é a configuração que assume a espécie de acordo com a atividade que a gerou, por exemplo: Ata de reunião, Contrato de prestação  de serviço, Certidão de nascimento, etc. Tipologia = Espécie + Atividade Geradora do Documento.

    Natureza do assunto: esta classificação informa se a natureza do assunto tratado no documento prejudica a administração ou não quando divulgado (ostensivo ou sigiloso).

    Forma: refere-se ao estágio de preparação do documento, se ele é pré-original, original, ou pós-original. Simplificando: se o documento é rascunho (quando estamos o elaborando e podemos alterá-lo) ou minuta (quando para torná-lo ‘oficial’ faltam apenas os sinais de validação, como a assinatura) dizemos que ele é um pré-original e quando se configura em uma cópia idêntica ao original chamamos de porta-original.

    Formato: é determinado de acordo com as características físicas e técnicas de registros com que se apresenta o documento. São exemplos de formatos: livros, fichas, caderno e pergaminho.

  • GABARITO: LETRA E

    Suporte: Material no qual são registradas as informações informações.

    Formato documental: está relacionado com as características “físicas” de um suporte (material físico onde se registra a informação).

    Exemplos: caderno, códice (livro de registro), livro.

    Espécie:“configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas”.

    Forma documental: está relacionada com o preparo do documento e a maneira como ele é disponibilizado ao consulente.

    Exemplos: minuta ou rascunho, original, cópia.

    Tipo: “configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou”. Assim sendo, um relatório é exemplo de “espécie documental”. Quando especificamos a espécie (relatório financeiro, relatório de recursos humanos), temos a caracterização de “tipos documentais”.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.