SóProvas


ID
3362887
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O fenômeno da violência possui causas múltiplas, complexas e correlacionadas com determinantes sociais e econômicos – desemprego, baixa escolaridade, concentração de renda, exclusão social, entre outros –, além de aspectos relacionados aos comportamentos e cultura, como o machismo, o racismo, o sexismo e a homofobia/lesbofobia/transfobia. A violência é responsável por transformações nos hábitos e comportamentos sociais, na organização e na arquitetura das cidades. Quanto aos tipos de violência, segundo o Relatório Mundial sobre a Violência e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2002), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Tipos de violências

    A tipologia proposta aqui divide a violência em três grandes categorias, conforme as características de quem comete o ato de violência:

    — Violência dirigida a si mesmo (auto-infligida);

    — Violência interpessoal;

    — Violência coletiva.

    Violência auto-infligida

    A violência auto-infligida é subdividida em comportamento suicida e auto-abuso. O primeiro inclui pensamentos suicidas, tentativas de suicídio - também chamados de "parassuicídio" ou "autolesão deliberada" em alguns países - e suicídios completados. O auto-abuso, por outro lado, inclui atos como a automutilação.

    Violência interpessoal

    A violência interpessoal é dividida em duas subcategorias:

    · Violência da família e de parceiro(a) íntimo(a) - ou seja, violência que ocorre em grande parte entre os membros da família e parceiros íntimos, normalmente, mas não exclusivamente, dentro de casa.

    · Violência comunitária – violência que ocorre entre pessoas sem laços de parentesco (consanguíneo ou não), e que podem conhecer-se (conhecidos) ou não (estranhos), geralmente fora de casa.

    O primeiro grupo inclui formas de violência, tais como abuso infantil, violência praticada por parceiro íntimo e abuso contra os idosos. O segundo grupo inclui violência juvenil, atos aleatórios de violência, estupro ou ataque sexual por estranhos, bem como a violência em grupos institucionais, tais como escolas, locais de trabalho, prisões e asilos.

    Violência coletiva

    A violência coletiva é subdividida em violência social, política e econômica. Diferentemente das outras duas categorias, as subcategorias de violência coletiva sugerem a existência de motivos possíveis para a violência cometida pelos grandes grupos de pessoas ou pelos Estados. A violência coletiva cometida para seguir uma determinada agenda social inclui, por exemplo, crimes de ódio cometidos por grupos organizados, atos terroristas e violência de multidões. A violência política inclui guerras e conflitos de violência pertinentes, violência do Estado e atos semelhantes realizados por grupos maiores. A violência econômica inclui ataques de grupos maiores motivados pelo ganho econômico, tais como ataques realizados visando a interromper a atividade econômica, negar acesso a serviços essenciais ou criar segmentações e fragmentações econômicas. É claro que os atos cometidos por grupos maiores podem ter diversos motivos.

    A natureza dos atos violentos pode ser:

    — física;

    — sexual;

    — psicológica;

    — envolvendo privação ou negligência.

    Esses quatro tipos de atos violentos ocorrem em cada uma das grandes categorias e de suas subcategorias antes descritas, exceto a violência auto-infligida.

    FONTE: Relatório Mundial sobre a Violência e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2002)