-
População brasileira:
Branca: 47,7%
Parda: 43,1%
Negra: 7,6%
Amarela: 1 %
Indígena: 0,4%
Questão regional, mas pensei pela lógica do fenótipo baiano
-
O texto de apoio aborda informações sobre a auto declaração racial para efeitos demográficos de pesquisa do IBGE e informa que a Bahia foi o estado onde a população auto declarada preta cresceu. O enunciado ordena marcar a alternativa sobre o grupo de maior composição da população auto declarada racialmente na Bahia.
Análise das alternativas:
A) A migração e ou participação na composição da população da Bahia de asiáticos é bem pequena já que os fluxos históricos de migração deste grupo para a região são bem pequenos.
B) A miscigenação e a proporção de pretos e pardos na Bahia levou a uma formação de um grupo auto denominado pardo que não se reconhece nem como pretos nem como brancos levando em consideração os históricos fluxos de migração para a região. AFIRMATIVA CORRETA
C) A população que se auto intitula preta é significativa mas não é o principal grupo na composição populacional baiana apesar dos fluxos migratórios históricos de africanos escravizados que acabaram formando a população e se espalhando por outras regiões do Brasil.
D) Tradicionalmente a população branca era composta por administradores coloniais, proprietários de escravos e trabalhadores livres que compuseram historicamente a população baiana que não recebeu posteriormente grandes fluxos de europeus em momentos históricos posteriores.
E) A população indígena da Bahia apesar de considerável não é o maior grupo sendo essa composição somente comum em algumas áreas da região Norte.
Gabarito: B.
-
Resposta na própria pergunta.
-
Foi tipo matemática: a resposta óbvia nunca é a correta. Fui cego na C KKK
-
(PNAD) 2019,
42,7% à brancos
46,8% à pardos,
9,4% à pretos
1,1% como amarelos ou indígenas.
https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html
-
A resposta é letra B - Pardos
-
O que eu pensei:
Pensei nessa questão como uma dificuldade de identificação que existia à época.
Por conta do racismo, muita gente que de fato é preta se identificava como parda - um problema social de identificação e aceitação reflexo.
Mas com o diálogo mais aberto a respeito dessas questões, a difusão do pensamento e a aceitação, isso se tornou muito mais concreto, por isso o aumento de pessoas se declarando pretas nesse censo.
-
Na Bahia,a população preta autodeclarada corresponde a segunda maior do país, perdendo para o estado de São Paulo.
-
A vdd q n existe pardo, perece q as pessoas tem vergonha da própria cor, mas quando é para usar a conta em concurso público todo mundo é preto.