SóProvas


ID
3364888
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O modo de transmissão da febre tifoide ocorre, principalmente, de forma indireta através da ingestão de água e alimentos, em especial o leite e derivados, contaminados com fezes ou urina de paciente ou portador. Em relação à febre tifoide, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É também conhecida como a doença das mãos sujas.
( ) O congelamento dos alimentos causa a destruição da bactéria, de modo que sorvetes, por exemplo, não são considerados veículos de transmissão.
( ) Uma grande concentração de bactérias – inóculo – torna possível a infecção; não se costuma verificar com muita frequência surtos de febre tifoide após enchentes, quando provavelmente há maior diluição do agente etiológico no meio ambiente.
( ) São alimentos considerados de alto risco de contaminação pela Salmonella typhi: leite cru, moluscos, mexilhões, ostras, pescados crus, hortaliças, legumes e frutas não lavadas.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Uma grande concentração de bactérias – inóculo – torna possível a infecção; não se costuma verificar com muita frequência surtos de febre tifoide após enchentes, quando provavelmente há maior diluição do agente etiológico no meio ambiente? Pelos meus estudos essa alterativa está errada parcialmente.

    Ao meu entender a água é meio de disseminação da bactéria, uma vez que é meio propício pra tal, geralmente após enchentes, costuma haver surtos da doença, assim sendo, a bactéria sobrevive durante 4 semanas.

    neste item: O congelamento dos alimentos causa a destruição da bactéria, de modo que sorvetes, por exemplo, não são considerados veículos de transmissão-- realmente é falso, haja vista que o congelamento neutraliza a bactéria, e não destrói.