SóProvas


ID
3365947
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os materiais ionoméricos apresentam uma série de vantagens que possibilitam sua utilização em diversas situações. Porém, algumas características limitam a sua utilização em determinadas situações, como, por exemplo, a(o):

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, é uma tautologia sim

    A questão afirma que a proposição "NÃO É UMA TAUTOLOGIA, isto é, dependendo de A, B, C para serem verdadeiros ou falsos", ou seja, ele não afirmou que tautologia depende dos valores lógicos para ser V ou F, o que ele afirma é que uma NÃO TAUTOLOGIA depende dos valores lógicos para serem verdadeiras ou falsas, e essa parte está corretíssima.

    Para aqueles que ainda não entenderam o erro da questão, terás que ler o textinho escrito pela banca, e nele, tem a afirmação que "Todo ano os três tiram um mês de férias e, no ano passado, no mesmo mês que José saiu de férias, ou Luís ou Mário também saiu", atente-se a "No mesmo mês que josé saiu de ferias, ou luís ou mário também saiu"

    "ou luís ou mário também saiu" = disjunção exclusiva, ou seja, enquanto 1 for verdadeiro o outro necessariamente tem que ser falso para que o resultado seja verdadeiro. Como a frase acima é uma proposição verdadeira proposta pelo examinador, então seu resultado terá de ser verdadeiro obrigatoriamente, fazendo com que as proposições B e C tenham valores contrários, SEMPRE

    Agora é só montar a tabela verdade

    A B C (A ^ ~C) => B

    V V F V

    V F V V

    F V F V

    F F V V

    P.s. Sim, a tabela "teoricamente" possui 4 linhas, pois é como ele transformasse o problema de três proposições em 2, pois ele vinculou o valor de uma proposição a outra, de forma que a terceira proposição tornou-se a negativa de outra

    Tipo assim A^B^C => 3 proposições == 8 linhas; A ^ B ^ ~B => """"""3 proposições"""""" (são 2 na verdade) == 4 linhas

    o comentário da Natália MS também está correto. Cuidado com esses comentários mais votados, sua explicação deixa a desejar.

    Repito o erro é ele afirmar que a proposição não é uma tautologia, pois ele é, sim uma tautologia

    Se me equivoquei em algo ou caso tenha alguma dúvida na minha passagem, pode me mandar mensagem direta