Alternativas
Para seu perfeito funcionamento, as estações totais devem ser calibradas, no máximo, a cada cinco anos, por meio de testes realizados em entidades oficiais ou universidades.
A devolução do sinal empregado para as medições lineares e angulares das estações totais possibilita a utilização do princípio da reflexão difusa para realizar medidas de distâncias de até 5 km.
Para ser classificada como estação total de alta precisão, o desvio padrão da precisão angular dessa estação deve ser menor ou igual a ± 07", e o desvio padrão da precisão linear deve ser menor ou igual a ± (5 mm + 10 ppm × D), em que D é a distância, medida em km
As estações totais são capazes de realizar medidas de distâncias e de ângulos para determinar o desnível preciso entre dois pontos de interesse. As leituras efetuadas são submetidas a correções, em razão das variações das condições atmosféricas locais.
A precisão das medidas efetuadas com estações totais depende da declividade local: serão de alta precisão as medições efetuadas em terrenos com até 2% de declividade; de média precisão as efetuadas em terrenos com declividade entre 2% e 15%; e de baixa precisão as efetuadas em terrenos com declividade superior a 15%.