SóProvas


ID
3366757
Banca
IBADE
Órgão
IABAS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Apesar da acentuada diminuição da ocorrência de tracoma nas últimas décadas, o agravo persiste acometendo especialmente populações carentes de todas as regiões do país, sendo importante que a equipe de saúde conheça suas manifestações clínicas e formas de transmissão. Sabendo disso marque a alternativa que corresponde às suas formas de transmissão.

Alternativas
Comentários
  •  Tracoma é a presença da bactéria C. trachomatis em contato com a conjuntiva ocular, que produz uma reação inflamatória difusa na pálpebra superior, com o aparecimento de folículos.

    Agente etiológico: bactéria gram-negativa Chlamydia trachomatis, de vida intracelular obrigatória, dos sorotipos A, B, Ba e C

    Em geral, o indivíduo com tracoma apresenta os seguintes sinais e sintomas:

  • O tracoma é uma afecção inflamatória ocular crônica.

    A principal forma de transmissão é a direta, de olho a olho, ou indireta, através de objetos contaminados (toalhas, lenços, fronhas etc.). Alguns insetos, como a mosca doméstica (Musca Foto 1 - Raspado conjuntival, coloração de Giemsa - inclusões oto 1 citoplasmáticas - corpúsculo reticular da Clamídia 15 domestica) e/ou a lambe-olhos ( mestica Hippelates sp.), podem atuar como Hippelates sp vetores mecânicos. A transmissão só é possível quando existirem as lesões ativas, sendo maior no início da doença, e quando existirem infecções bacterianas associadas.

    Manual de Controle do Tracoma / elaborado por Oswaldo Monteiro de Barros... [et al]. Brasília : Ministério da Saúde : Fundação Nacional de Saúde, 2001. 56 p