-
Na designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras. É neste aspecto que esta topologia difere da : uma rede local que use um não é considerada como estrela, pois o tráfego que entra pela porta do é destinado a todas as outras portas. Porém, uma rede que usa , apenas os dados destinados àquele são enviados a ele.
-
REDE COM SWITCH
POSSUI
>>TIPOLOGIA FÍSICA
>>LÓGICA EM ESTRELA
-
Correta, D
Qual é a função do switch?
R: O switch (comutador) é um importante equipamento que possibilita a conexão de computadores em redes(...)Isso porque ocupa também a função central da rede, realizando a conexão entre várias máquinas numa LAN (Local Area Network).Diferentemente do HUB, no SWITCH os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino.
Hub: simplesmente retransmite todos os dados que chegam para todas as estações conectadas a ele, como um espelho. Isso faz com que o barramento de dados disponível seja compartilhado entre todas as estações e que apenas uma possa transmitir de cada vez.
-
A) BNC – Utilizado em cabos coaxiais.
B) P2P./ Peer-to-peer (par a par) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós.
C) Conector RJ45 – Utilizado em cabos de rede de 4 pares.
E) o protocolo TOKEN RING geralmente é utilizado na topologia estrela.
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
-
Os switches realizam a conexão de hosts de uma rede local de forma otimizada, estabelecendo a relação entre hosts e as respectivas portas a eles conectadas. Assim, um quadro endereçado a um determinado host será enviado apenas a ele, excluindo o domínio de colisão presente em redes formadas por hubs.
E como ele faz isso?
Cada placa de rede possui uma identificação física denominada Endereço MAC.
Um switch é capaz de identificar o endereço MAC de cada dispositivo com o qual se
conecta diretamente.
Assim, ele cria uma tabela que relaciona o número da porta do switch com o número MAC do computador a ela conectado.
Pronto! Agora o switch sabe a localização de cada destino de rede e pode entregar um
quadro diretamente ao seu destinatário.
JÁ O HUB
Um hub conecta computadores em uma rede local através de várias linhas de entrada conectadas eletricamente. Os quadros que chegam a quaisquer dessas linhas são enviados a todas as outras. Esse é o cerne das características do hub. Ele não conhece ninguém, não sabe qual computador está conectado a qual de suas portas. Então, quando o computador A envia um quadro para o computador B o hub replica esse quadro para todas os computadores. É tarefa do computador verificar se o quadro é para ele ou não. Se for, aceita. Se não for, descarta. Isso traz 2 problemas:
- Falta de Segurança: um computador pode aceitar quadros de outro.
- Impacto no Desempenho: as colisões ocorrem com maior frequência, uma vez que o tráfego que deveria sair de uma porta a ir para outra, vai para todas. Esses foram os principais motivos para que não se utilizasse mais hubs.
O equipamento para o mesmo fim utilizado atualmente é o switch.
FONTE: Professor César Vianna, Curso APROVADORES, TJ-RS
-
Gab. D.
de forma básica:
A topologia estrela usa link ponto a ponto em que se conecta com um nó central (podendo ser um HUB ou SWITCH).
Se usar o HUB, a informação será dada a todas as pessoas conectadas à rede, ou seja, utiliza comunicação em Broadcast. Podemos associar o Hub como se fosse um fofoqueiro.
Agora, se utilizar o SWITCH, ele enviará a informação apenas ao destinatário, ou seja, utiliza comunicação em Full-duplex.
Caso haja erros, envie-me uma mensagem!
Bons estudos!