SóProvas


ID
3370225
Banca
IADES
Órgão
HEMOPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), principalmente as adquiridas no ambiente hospitalar, estão entre as principais causas de morbidade e de mortalidade e, consequentemente, da elevação de custo para o tratamento do doente. Parte considerável das infecções hospitalares pode ser evitada com a aplicação de medidas de prevenção.

CRUZ, R. F.; SANTOS, K. A. F.; SOUZA, R. D. de. Manual de procedimentos e
condutas para prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde de
2017/2019. Juiz de Fora. Hospital Universitário da UFJF, 2017, com adaptações.

Remover sujidade, suor e oleosidade, bem como a flora microbiana transitória da camada mais superficial da pele, evitando infecção cruzada entre os pacientes, e entre eles e os profissionais de saúde, são ações diretamente relacionadas com a higienização

Alternativas
Comentários
  • Higienização anti-séptico das mãos: promover a remoção de sujidade e de microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mãos, com auxílio de um anti-séptico.

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Infecção Hospitalar.

    As definições de higienização das mãos trazem especificidades para cada tipo de procedimento. Todas seguem recomendações da ANVISA.

    Quando o enunciado nos fala que “Remover sujidade, suor e oleosidade, bem como a flora microbiana transitória da camada mais superficial da pele, evitando infecção cruzada entre os pacientes, e entre eles e os profissionais de saúde, são ações diretamente relacionadas COM A FINALIDADE DA HIGIENIZAÇÃO SIMPLES DAS MÃOS, que serve como cuidado e norma de biossegurança para prevenir qualquer tipo de infecção.

    A) INCORRETA. ANTI-SEPSIA cirúrgica OU TAMBÉM CONHECIDA COMO preparo pré-operatório E TEM A FINALIDADE DE Eliminar a microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional. As escovas utilizadas no preparo cirúrgico das mãos devem ser de cerdas macias e descartáveis, impregnadas ou não com anti-séptico e de uso exclusivo em leito ungueal e subungueal.

    B) CORRETA. Conforme explicação inicial.

    C) INCORRETA. Asséptica – NÃO EXISTE ESSE TERMO PARA HIGIENE DAS MÃOS. O CORRETO É: Higienização Anti-séptica das Mãos COM A FINALIDADE Promover a remoção de sujidades e de microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mãos, com auxílio de um anti-séptico.

    D) INCORRETA. Cauterizante – NÃO EXISTE ESSE TERMO PARA HIGIENE DAS MÃOS.

    E) INCORRETA. Extra-asséptica – NÃO EXISTE ESSE TERMO PARA HIGIENE DAS MÃOS. 


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • HIGIENIZAÇÃO SIMPLES DAS MÃOS.

  • Programa de Controle de Infecção Hospitalar

    "A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares."