GABARITO LETRA E, 30 a 60 minutos.
COMPLEMENTO:
TEMPOS DE INFUSÃO IDEAIS:
1) Concentrado de hemácias (CH) - o tempo de infusão deve ser de 60min a 120min. Em um indivíduos adulto, uma unidade de CH, normalmente, eleva o hematócrito (Ht) em 3% e a hemoglobina (Hb) em 1g/dL.
2) Concentrado de plaquetas (CP) - o tempo de infusão da dose de CP deve ser de, aproximadamente, 30 minutos em pacientes adultos ou pediátricos, não excedendo a velocidade de infusão de 20-30ml/kg/hora. A avaliação da resposta terapêutica deve ser feita atrevés da contagem das plaquetas 1h após a transfusão.
3) Concentrado de plasma fresco congelado (PFC)- antes de ser utilizado para transfusão, o PFC deve ser completamente descongelado em banho-maria a 37 graus ou com equipamento apropriado. Caso seja descongelado em banho-maria, deve ser envolto em saco plástico, de modo a evitar o contato direto com a bolsa, especialmente do ponto de entrada, com a água. Já descongelado, deve ser usado em, no máximo, 6h após o descongelamento, se mantido em temperatura ambiente, ou até 24h se mantido sob refrigeração (2-6 graus). Depois de descongelado, não pode haver recongelamento.
O tempo máximo de infusão deve ser de 1h.
FONTE: GUIA PARA O USO DE HEMOCOMPONENTES. 2a EDIÇÃO. MS, 2014.
O tempo para infusão de qualquer hemocomponente (hemácia, plaqueta, plasma, crioprecipitado) não deve exceder o prazo de quatro horas. Quando esse período for ultrapassado a transfusão deverá ser interrompida e a unidade descartada. O tempo médio adequado para a administração da transfusão em pacientes hemodinamicamente estáveis é:
Hemácia (pacientes estáveis): 1 a 4h/unidade.
Plaquetas: 30 - 60 minutos/unidade.
Plasma e Crioprecipitado: 30 – 60 minutos/unidade.
Fonte: Ebserh. ROTINA DE INSTALAÇÃO DE HEMOCOMPOENTES PARA TRANSFUSÃO.