SóProvas


ID
3371293
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As vacinas do calendário da gestante são essenciais para prevenir problemas graves com a saúde da mãe e do bebê. Com a vacinação, os anticorpos (agentes de defesa) da mãe são transferidos para ele através da placenta durante a gestação e, após o nascimento, pelo leite materno. De acordo com o Programa de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), a vacina dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) que previne a difteria, tétano e coqueluche deverá, na gestante, ser administrada no esquema de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D, uma dose a cada gestação a partir da 20a semana de gestação ou no puerpério (até 45 dias após o parto).

    FUNDAMENTO:

    As gestantes devem receber uma dose de dTpa, a cada gestação, a partir da 20semana de gestação. Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto, o mais precocemente possível.     

    FONTE:

    https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-gestante.pdf

  • Gabarito: alternativa D.

    A dTpa, ou tríplice bacteriana acelular do tipo adulto, que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche. A dTpa ( acelular) é uma das vacinas previstas no Calendário de Vacinação das Gestantes e deve ser aplicada nas futuras mães a partir da 20ª semana de gestação, com uma dose somente.