Antes da indução anestésica conferir identidade do paciente, sítio cirúrgico, procedimento e consentimento. Conferir também sítio demarcado, segurança anestésica, oxímetro de pulso no paciente e funcionante, alergia conhecida, via aérea difícil e se paciente tem risco de perda de sangue > 500 mL (7 mL/kg em crianças).
FONTE: Lista da Verificação de Cirurgia Segura (ANVISA/2013)
QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO.
Alternativa informada pela banca seria alternativa B, confirmar a administração de antimicrobianos utilizados nos últimos 60 minutos da cirurgia. Entretanto, tal a checagem deste item se faz no momento ANTES DE INCISÃO CIRÚRGICA (TIME OUT) e não antes da indução anestésica (sign in).
O que mais se aproximaria seria a letra D, porém a checagem se faz obrigatória e não "se possível", como colocado pela banca.
FONTE:
http://www.hospitalsantalucinda.com.br/downloads/protocolo_cirurgia_segura.pdf
Tópico 5.2.4
Vamos reportar o erro para que o QC anule ou retire a questão do banco de questões.
5.1. Antes da indução anestésica:
O condutor da Lista de Verificação deverá:
5.1.1. Revisar verbalmente com o próprio paciente, sempre que possível, que sua identificação tenha sido confirmada. 5.1.2. Confirmar que o procedimento e o local da cirurgia estão corretos. 5.1.3. Confirmar o consentimento para cirurgia e a anestesia. 5.1.4. Confirmar visualmente o sítio cirúrgico correto e sua demarcação 5.1.5. Confirmar a conexão de um monitor multiparâmetro ao paciente e seu funcionamento. 5.1.6. Revisar verbalmente com o anestesiologista, o risco de perda sanguínea do paciente, dificuldades nas vias aéreas, histórico de reação alérgica e se a verificação completa de segurança anestésica foi concluída.
5.2. Antes da incisão cirúrgica (Pausa Cirúrgica)
Neste momento, a equipe fará uma pausa imediatamente antes da incisão cirúrgica para realizar os seguintes passos:
5.2.1.A apresentação de cada membro da equipe pelo nome e função. 5.2.2.A confirmação da realização da cirurgia correta no paciente correto, no sítio cirúrgico correto. 5.2.3.A revisão verbal, uns com os outros, dos elementos críticos de seus planos para a cirurgia, usando as questões da Lista de Verificação como guia. 5.2.4.A confirmação da administração de antimicrobianos profiláticos nos últimos 60 minutos da incisão cirúrgica. 5.2.5.A confirmação da acessibilidade dos exames de imagens necessários.
5.3. Antes do paciente sair da sala de cirurgia
A equipe deverá revisar em conjunto a cirurgia realizada por meio dos seguintes passos:
5.3.1. A conclusão da contagem de compressas e instrumentais. 5.3.2. A identificação de qualquer amostra cirúrgica obtida. 5.3.3. A revisão de qualquer funcionamento inadequado de equipamentos ou questões que necessitem ser solucionadas. 5.3.4. A revisão do plano de cuidado e as providencias quanto à abordagem pósoperatória e da recuperação pós-anestésica antes da remoção do paciente da sala de cirurgia.