Realmente, todo corpo menos denso que a agua acaba flutuando, no entanto, corpos mais densos que a agua também podem flutuar, desde que a força peso dele seja menor que a força de tensão superficial da agua sobre ele.
Por isso, uma lamina de barbear (d = 8 g/cm³) ou um alfinete (d = 7,79 g/cm³), mesmo sendo mais densos, não afundam.
A posição do centro de gravidade CG, então não se altera em relação ao corpo. Já o centro de empuxo do navio CE muda de acordo com a forma do volume do líquido deslocado, já que está localizado no centro de gravidade do líquido deslocado.
1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água.
2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.
Mas a estabilidade do navio não depende só disso. Depende também do ponto de aplicação dessas forças. A força peso é aplicada no centro de gravidade (CG), que é fixo e o empuxo é aplicado no centro de empuxo (CE), que é variável.
O centro de gravidade do corpo localiza-se no centro de aplicação do seu peso. Quando a distribuição de massa de um objeto é homogênea, o seu centro de gravidade coincide com o seu centro de massa. Se o corpo não é homogêneo ou tem forma irregular, seu centro de gravidade não coincide com o seu centro de massa. É possível localizar o CG do corpo pendurando-o livremente. O CG do corpo fica no ponto de cruzamento das verticais que passam pelo ponto de sustentação.
Já o centro de empuxo CE está localizado no centro de gravidade do líquido deslocado pelo corpo.
fonte: https://ppgenfis.if.ufrgs.br/mef004/20021/Angelisa/porqueonavioflutua.html
O navio não é menos denso que a água, prova disso é que se ele for colocado de cabeça para baixo ele afunda