SóProvas


ID
3373519
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Funções executivas são funções cognitivas responsáveis pela organização do comportamento (e dos pensamentos) a partir das nossas intenções e vontade. Quando leio um texto e compreendo-o, através das minhas funções executivas, sou capaz de manter minha atenção voltada para meu objetivo e escolher meios para alcançá-lo. Desta forma, se algo me distrair no ambiente ou nos meus próprios pensamentos, sou capaz de impedir o efeito desses distratores por meio da função executiva denominada:

Alternativas
Comentários
  • GAB.: B

    "Funções Executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas necessárias para aprender coisas novas, raciocinar ou concentrar-se diante de um ambiente distrator. Podem ser organizadas de diferentes formas de acordo com a literatura, incluindo FE principais (flexibilidade cognitiva, controle inibitório e memória de trabalho) e FE mais complexas (resolução de problemas, raciocínio e planejamento).

    (...)

    Controle inibitório -> habilidade de pensar antes de agir, de postergar ou inibir a resposta baseada na capacidade de avaliar múltiplos fatores (...) o componente inibição compreende as habilidades de controle inibitório e atenção seletiva, pois permite inibir a atenção a distratores, estimulando a autodisciplina e o autocontrole sobre a atenção e as ações tendenciosas ou reativas.

    Flexibilidade cognitiva -> está relacionado à capacidade do indivíduo em mudar ou alternar seus objetivos quando o plano inicial não é bem sucedido devido a imprevistos, ou quando é necessário alternar entre mais de uma tarefa ou operação, ajustando-se de modo flexível a novas demandas. Em outras palavras, é a capacidade de mudar o curso de ação, alternando o foco atencional. Em relação à linguagem, a inflexibilidade cognitiva pode limitar, por exemplo, a capacidade de abstração e de sentido figurado.

    Memória de trabalho -> é responsável por armazenar temporariamente e integrar a informação a estímulos ambientais e à memória de longo prazo, possibilitando a manipulação da informação. A memória de trabalho é demandada na compreensão, tanto auditiva como de leitura, na aprendizagem e no raciocínio, sendo fundamental para dar sentido aos eventos que ocorrem ao longo do tempo, manipulando e integrando a informação recebida anteriormente com a informação recebida agora."

    Referências:

    LEON, Camila Barbosa Riccardi; RODRIGUES, Camila Cruz; SEABRA, Alessandra Gotuzo e DIAS, Natália Martins. Funções executivas e desempenho escolar em crianças de 6 a 9 anos de idade.  Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.92, pp. 113-120. ISSN 0103-8486. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862013000200005