SóProvas


ID
3374839
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre a endocrinologia da gestação nas espécies domésticas é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O sistema hormonal feminino, da mesma forma que o masculino, consiste em três diferentes hierarquias de hormônios:

    1. Hormônio hipotalâmico de liberação, o hormônio de liberação das gonadotropinas (GnRH), também denominado hormônio de liberação do hormônio luíeinizaníe (LHRH).

    2. Os hormônios adeno-hipofisários, o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), ambos secretados em resposta ao hormônio de liberação do hipotálamo.

    3. Os hormônios ovarianos, estrogênio e progesterona, que são secretados pelos ovários em resposta aos dois hormônios da adeno-hipófise.

    A função mais importante da progesterona consiste em promover as alterações secretoras do endométrio uterino, durante a segunda metade do ciclo sexual feminino, preparando, assim, o útero para a implantação do ovo fertilizado. Além desse efeito sobre o endométrio, a progesterona diminui a freqüência das contrações uterinas, ajudando, assim, a evitar a expulsão do ovo implantado. Atua na preparação final do útero para a gravidez e das mamas para a lactação.

    Na gravidez, a placenta produz quantidades especialmente grandes de gonadotropina coriônica humana, estrogênios, progesterona e somatomamotropina coriônica humana.

    A progesterona é secretada em quantidades moderadas pelo corpo lúteo, no início da gravidez, a progesterona também é secretada em quantidades enormes pela placenta. A progesterona exerce efeito especial ao diminuir a contratilidade

    do útero grávido, impedindo, assim, que as contrações uterinas produzam aborto espontâneo. A progesterona secretada durante a gravidez também ajuda o estrogênio a preparar as mamas para a lactação.

    Fonte: Tratado de fisiologia médica - Guyton & Hall - 2011.

    A ocitocina é um hormônio secretado pela neuro-hipófise, cuja função específica é a de produzir contrações uterinas. útero aumenta sua resposta a uma determinada dose de ocitocina nos últimos meses da gravidez. A secreção de ocitocina pela neuro-hipófise aumenta muito no momento do trabalho de parto.

    Relaxina: Ela produz um amolecimento das articulações pélvicas e das suas cápsulas articulares, o que dá a flexibilidade necessária para o parto, pois provoca o remodelamento do tecido conjuntivo, o que diminui a união dos ossos da pelve e alarga o canal de passagem do feto.

    Espero ter ajudado!