SóProvas


ID
3377299
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere às transformações recentes na Região Nordeste, considerando as iniciativas de planejamento regional, julgue o item a seguir.


Nas primeiras décadas do século 21, a Região Nordeste desenvolveu uma maior capacidade de resiliência frente ao fenômeno da seca. Contribuíram para esse quadro, entre outros fatores, os investimentos em infraestrutura, permanência de políticas hidráulicas, novas políticas de convivência com a seca, urbanização da sub-região semiárida, maior capilaridade das políticas sociais de transferência de renda e políticas de crescimento econômico.

Alternativas
Comentários
  • Nas primeiras décadas do século XXI, o governo federal protagonizou

    uma série de programas sociais na região (Bolsa família, PRONAF,

    seguro-safra, luz para todos, etc.). Do mesmo modo, realizou

    investimentos em infraestrutura do qual o exemplo mais importante é a

    transposição do Rio São Francisco.

    Prof. Alexandre Vastella

  • Conhecer as diferenças econômicas, sociais, demográficas e de infraestrutura entre as regiões do Brasil é fundamental para o entendimento de importantes políticas públicas de desenvolvimento regional e integração nacional. 

    O Semiárido nordestino é alvo de políticas específicas para sua condição desde a Era Vargas, passando por praticamente todos os governos posteriores. O diferencial do início do século XX é a multiplicidade de ações e sua integração em diferentes aspectos. Assim, temos desde grandes obras de infraestrutura, como a transposição do Rio São Francisco, até programas sociais de amplo alcance como o Bolsa Família e Programa Nacional de Agricultura Familiar.    
    Gabarito do professor: Item Correto 
  • Eu compreendo que questões não deve empregar juízo de valor, no entanto, tudo mentira, nas primeiras décadas do século 21, até os dias atuais tivemos é muito corrupção e migalhas disfarçadas de benefícios. Exemplo é a transposição do Rio São Francisco.