SóProvas


ID
3377308
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere às transformações recentes na Região Nordeste, considerando as iniciativas de planejamento regional, julgue o item a seguir.


Os focos dinâmicos da agricultura moderna no sertão nordestino estão diretamente associados à construção de perímetros públicos irrigados, tais como o de Nilo Coelho (PE), Curaçá (BA) e Tabuleiro de Russas (CE).

Alternativas
Comentários
  • gabarito CERTO

  • GAB: CERTO

    Agricultura irrigada no Nordeste é outra “figurinha carimbada”, um assunto que costuma cair muito no CACD. De fato, embora as condições pluviométricas não sejam favoráveis, o sertão do nordeste é um dos principais polos produtores de frutas do Brasil, inclusive, responsável por um grande volume de exportações. Até aí, questão tranquila.

    A maior dificuldade dessa questão é identificar os perímetros públicos irrigados que são citados (Nilo Coelho, Curaçá e Tabuleiro de Russas). De fato, são três exemplos de irrigações provenientes do Rio São Francisco. A boa notícia é que não era necessário conhecer estes exemplos para acertar a questão. Nesse caso, a banca foi justa e não se preocupou com especificidades pequenas. 

    Fonte: estratégia concursos

  • Um dos pilares de sustentação das transformações ocorridas na Região Nordeste é a fruticultura irrigada. Os perímetros públicos irrigados estão presentes nas estratégias de combate a seca na região desde décadas atrás. Atualmente, com abordagens mais científicas e apoio do setor público, estão promovendo profundas modificações nas áreas onde se localizam. Tal atividade gera tão grande quantidade de empregos e oportunidades econômicas que cria fluxos migratórios para as cidades onde se localizam. Além de fortalecer culturas tradicionais de segurança alimentar, ainda produz diversos tipos de frutas que bastecem o mercado nacional e de outros países.
    Gabarito do professor: Item correto 
  • É uma questão que deixa o candidato com a orelha em pé ! porém, com um pouco de atenção e um pouco da memória para poder lembrar de alguns aspectos da região, pode-se chegar a conclusão da respostas tranquilamente.

    vamos lá:

    1) a Região Nordeste realmente sofre com baixa incidência pluviométrica , ou seja , chove pouco.

    2) agora vamos lembrar: qual o rio que é figura marcante de tal região ??? isso !!! Rio São Francisco, ou , para os mais íntimos, velho chico rsrs.

    3) o Rio São Francisco é bastante utilizada para a irrigação.

    4) para concluir, apesar da deficiência de chuvas, a região nordeste é fortíssima na produção de frutas.

  • Acho que o problema, para quem não é da região, era saber que os 3 locais citados eram de fato "perímetros públicos irrigados" como é afirmado. Eu marquei certo na confiança de que a banca não faria esse tipo de pegadinha, mas marquei com medo!

  • A FAMOSA INDUSTRIA DA SECA