SóProvas


ID
3377311
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O agronegócio no Brasil é bastante dependente da comercialização de commodities em mercados internacionais. A respeito da balança comercial de produtos agropecuários entre Brasil e China, julgue o item a seguir.


A guerra comercial envolvendo China e Estados Unidos causou repercussões diretas no comércio bilateral de produtos agropecuários do Brasil com o país asiático. O efeito mais visível foi o aumento substancial da comercialização de grãos (soja) a partir de 2018.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    A China é a maior compradora de soja do Brasil.

  • Os Estados Unidos e o Brasil são, respectivamente, o primeiro e o

    segundo maior produtor de soja do mundo – de certa forma, portanto,

    são concorrentes em âmbito global. Como por conta da guerra

    comercial, os produtos norte-americanos passaram a serem taxados

    na China, os produtos brasileiros ficaram mais baratos. Por conta disso,

    a soja brasileira passou a ser a preferida de Pequim.

    Prof Alexandre Vastella Gabarito: Certo.

  • A participação do agronegócio na composição do PIB brasileiro vem aumentando nos últimos anos. Conhecer essa atividade em seus detalhes é fundamental no entendimento da economia e da geografia brasileira. 

    Item correto - Apesar da posição de maior economia do planeta, centro financeiro global e polo tecnológico inovador, os EUA também são grande produtor e exportador de commodities agrícolas. Já a China é um grande comprador de alimentos no mercado internacional e desde o início da guerra comercial vem substituindo importações substituíveis de seu adversário comercial e geopolítico. O Brasil, dada a sua posição de grande produtor e país que gozava de boas relações com a China, foi a escolha natural para esse fornecimento. 
      

    Gabarito do professor: Certo.

  • gabarito certo

    as exportações para a China são relevantes. O sucesso da soja é incontestável. Até outubro deste ano, fornecemos 28,5 milhões das 52,7 milhões de toneladas importadas pelos chineses. mas não só a soja, em açúcar, fornecemos 1,5 das 2,4 milhões de toneladas compradas pela China

    bons estudos

  • 1.Não se engane, Brasil Agora é o maior produtor de soja, já ultrapassou os EUA

    2.A China é a maior compradora de soja do Brasil