-
O setor de agronegócio é, atualmente, o que possui o maior potencial de exportação do Brasil para a China. A soja, a carne de frango e a bovina, o açúcar bruto, a celulose, o café e o farelo de soja lideram a lista dos itens com maior demanda, no entanto, não tenho certeza da primeira afirmação, creio eu, que a China seja a primeira no tal ranking.
-
Uma questão extremamente complicada e mal escrita que, na minha humilde opinião, deveria ser anulada. O gabarito está “correto”, porém, há alguns erros.
Primeiramente, não está claro em qual “quarta posição” a China estaria. Levando em consideração dados do CIA Factbook, a China não é o quarto, mas sim o primeiro país no ranking de exportação global. Além disso, a China também é o país que o Brasil mais exporta, de acordo com dados do Observatório de Complexidade Econômica. Sendo assim, o país asiático está em primeiro lugar, tanto no volume de exportações global quanto no volume de exportações do Brasil.
Além disso, a questão diz que as trocas comerciais de produtos agropecuários com o Brasil “ainda não apresentam valores significativos”. Isso contradiz a própria questão anterior que afirma que o Brasil passou a exportar mais soja para a China a partir de 2018 por conta da guerra comercial. Na verdade, é bastante evidente para qualquer CACDista que há uma intensa troca comercial de produtos agropecuários entre os dois países.
Surpreenda-me que esse gabarito esteja “correto”. Minha sugestão é que entrem com recurso. Gabarito: Correto (?)
Fonte:Estratégia Concursos.
-
Confira a Lista dos 10 Produtos que o Brasil exporta para China:
Produtos Exportados ChinaValor FOB US$
1º 20,5 Bilhões
2ºÓleos brutos de 15,4 Bilhões
3º e seus concentrados13,1 Bilhões
4º3,3 Bilhões
5º2,68 Bilhões
6º1,23 Bilhão
7ºFerro-ligas1,1 Bilhão
8º816,33 Milhões
9ºCarne de suíno congelada, fresca ou refrigerada611,77 Milhões
10º e seus concentrado443,13 Milhões
Fonte: Comextat no período de Janeiro a Dezembro de 2019
https://www.fazcomex.com.br/blog/principais-produtos-exportados-do-brasil-para-china/
-
As trocas comerciais entre Brasil e China tem sim valores significativos. Esse gabarito está equivocado, cabe recurso.
-
Eu entendi que a ênfase da questão está no conceito de "trocas comerciais", que está mais próximo de balança comercial do que só de exportação. Para as trocas comerciais entre Brasil e China estarem em equilíbrio no setor de agronegócio, além do Brasil ser um dos maiores exportadores para a China, a China também teria que ser uma das nossas maiores exportadora, mas em 2019 houve uma queda de 450% no saldo de trocas, comparando os anos de 2018 e 2019.
Fonte:
-
Ao usar o termo "troca de produtos agropecuários com o Brasil", está implícito que o fluxo deste tipo de produto da China para o Brasil está incluído no cálculo. Desta forma, o Brasil envia uma enorme quantidade de produtos alimentícios para a China mas recebe uma quantidade bem pequena dos mesmos no fluxo contrário. As importações brasileiras de produtos chineses são principalmente de manufaturados de diversos tipos que abastecem a demanda nacional.
Gabarito do professor: Item correto
-
Questão mal redigida e ambígua.
1. É possível entender que:
- a China é o 4º destino das exportações de produtos brasileiros
- a China é o 4º país exportador do mundo (= China produz e exporta para outros países e ocupa o 4º lugar em nível mundial)
2. Segundo prof. Tiago Rocha (IDEG), o termo "troca" pode sugerir fluxo nos dois sentidos. Sentido China-Brasil: NÃO existe fluxo significativo de gêneros agropecuários. Sentido Brasil-China: EXISTE enorme volume de gêneros agropecuários.
-
Questão muito duvidosa.
-
gabarito do professor do qc: CORRETA.
bom, segundo o professor do qc o gabarito está correto. Conforme, elucidado o Brasil é um grande exportador, contudo, as relações de importações com a China sao de fato insignificantes.
-
Questão estupidamente mal escrita. É perfeitamente possível compreender "as trocas comerciais de produtos agropecuários" como o FLUXO de comércio agropecuário total entre Brasil e China, e não somente as importações brasileiras de produtos chineses (que era o que se passava na cabeça do examinador chapado), essas, sim, majoritariamente concentradas em bens manufaturados. O problema é que não é isso que está escrito!!!
Uma aberração, simplesmente uma aberração.
-
Impossível essa porcaria não ter sido anulada