SóProvas


ID
3377335
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil apresenta, no ano de 2019, uma população total de aproximadamente 210 milhões de habitantes. Esse número expressivo revela questões importantes a respeito da distribuição da população pelo território nacional, bem como das implicações para a configuração intraurbana das cidades brasileiras, já que cerca de 84% da população vive em espaços urbanos. 

Com base nessa informação, julgue o item a seguir.


As questões relacionadas à mobilidade urbana têm afetado, de forma negativa, a gestão e a capacidade competitiva das metrópoles brasileiras. A distância significativa entre bairros residenciais e as áreas centrais, concentradoras da oferta de postos de trabalho, tem gerado perdas de tempo e de recursos que afetam grande parte da população nessas metrópoles.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Devido ao grande índice populacional, em algumas cidades brasileiras a mobilidade urbana é considerada um dos principais desafios de gestão das cidades na atualidade.

    O tema é alvo de debates e críticas devido à opção pelo transporte motorizado individual, que os especialistas chamam de "paradigma do automóvel".

    (...)

    A frota de automóveis brasileira cresceu 400% em dez anos, conforme dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas), numa pesquisa realizada em 2016.

    Fonte:

  • A questão está correta, Silvana.

  • Gabarito: Certo.

    De fato, deficiências na mobilidade urbana – que intensificam as migrações pendulares – são problemas graves das grandes cidades. Não há nenhum mistério em dizer que as áreas centrais concentram a oferta de postos de trabalho e que moradores das periferias afetados pelas formas de segregação residencial sofrem mais com transporte e locomoção.

    Fonte: Prof. Alexandre Vastella - Estratégia Concursos

  • A mobilidade urbana nas metrópoles brasileiras é, em geral, muito ruim. Esta realidade está ligada a diversos fatores, como o "rodoviarismo" no sistema de transportes que privilegia este modal em função do transporte de massa sobre trilhos, a periferização dos arredores das grandes áreas urbanas, que cria enorme massa de trabalhadores se deslocando  por longas distâncias diariamente e o planejamento urbano que privilegia os automóveis através da construção de grandes vias expressas que terminam saturadas em sua capacidade pouco tempo depois de concluídas. O somatório de todos estes fatores gera enormes perdas de competitividade econômica, com trabalhadores produzindo menos devido ao cansaço, circulação de mercadorias e serviços prejudicada e considerável degradação da qualidade do ar nas grandes cidades. 



    Gabarito do professor: Item correto
  • As pequenas e médias cidades têm se apresentado mais atrativas para contingentes cada vez maiores da população justamente por apresentarem numa escala muito menor os problemas que existem nas grandes cidades, como: as distâncias, poluição, trânsito e custo de vida.

    Resposta: Certo

  • Silvana , de acordo com a sua fonte ¨Devido ao grande índice populacional, em algumas cidades brasileiras a mobilidade urbana é considerada um dos principais desafios de gestão das cidades na atualidade.¨

    Se é considerado um desafio para a gestão das cidades então é sim algo negativo.

    Espero ter ajudado

    #PMPA2020

    TREINAMENTO DIFÍCIL , COMBATE FÁCIL

  • Imaginemos você, distante do centro (que concentra grande parte dos empregos) precisa ir lá todo santo dia, gastando recursos para ir até aquele local.

  • Imagina você morando no interior de um município, gastando 2:30h para ir trabalhar, com mais 2:30h pra voltar. Isso não é uma forma de afetar a população?

    (...) A distância significativa entre bairros residenciais e as áreas centrais, concentradoras da oferta de postos de trabalho, tem gerado perdas de tempo e de recursos que afetam grande parte da população nessas metrópoles.