SóProvas


ID
3377344
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil apresenta, no ano de 2019, uma população total de aproximadamente 210 milhões de habitantes. Esse número expressivo revela questões importantes a respeito da distribuição da população pelo território nacional, bem como das implicações para a configuração intraurbana das cidades brasileiras, já que cerca de 84% da população vive em espaços urbanos. 

Com base nessa informação, julgue o item a seguir.


As metrópoles brasileiras, em geral, têm apresentado um quadro de esvaziamento demográfico e desconcentração produtiva, perdendo população para novos centros dinâmicos: as cidades médias, que têm crescido em ritmo acelerado, recebendo infraestruturas produtivas e fluxos migratórios provenientes das regiões metropolitanas.

Alternativas
Comentários
  • O maior erro da questão está pautado na ideia de esvaziamento demográfico da metrópole. Apesar do crescimento produtivo e dos fluxos migratórios para as cidades médias, não ocorre esvaziamento da metrópole.

  • As Metrópoles Brasileiras, são locais onde a concentração humana é em grande massa.

    Tirem como exemplo a capital de SP, independente de crescimento produtivo, não ocorre esvaziamento demográfico lá.

    GAB: E.

  • É verdade que cada cidade brasileira está em uma fase diferente de

    transição demográfica, mas isso não vem ao caso. O fato é que apesar

    das metrópoles tradicionais apresentarem atualmente mais pessoas

    saindo do que entrando nelas (desmetropolização e saldo migratório

    negativo), suas populações continuam crescendo (não há

    esvaziamento demográfico) e aí está o erro da questão.

    Professor Alexandre Vastela Gabarito: Errado

  • as cidades médias estão crescendo a cada dia ..

    porem as metropoles nao estão apresentando esvaziamento demografico

  • O esvaziamento de atividades em metrópoles refere-se a desconcentração da produção industrial. Tal atividade tende atualmente a se deslocar para cidades médias devido aos menores custos de produção e vantagens locacionais. O crescimento das cidades médias não significa o esvaziamento das metrópoles. Demograficamente, metrópoles não estão se esvaziando pois se localizam no topo da hierarquia urbana e concentram as atividades de serviços e centros decisórios de vários tipos. Localizam-se em metrópoles em geral sedes de empresas, grandes universidades e laboratórios de pesquisa, centros comerciais diversificados além de estruturas de poder como as casas legislativas, judiciário, melhores hospitais entre outros serviços típicos de grandes cidades.  
    Gabarito do professor: Item errado  
  • De fato as cidades médias no Brasil têm crescido e melhorado sua infraestrutura de uma forma geral, mas as metrópoles não estão se esvaziando. Elas estão se modificando e algumas delas, como São Paulo, que antes concentravam a produção industrial, agora são centros de serviços, financeiros e tecnológicos.

  • De fato, as cidades médias têm crescido em ritmo acelerado, recebendo infraestruturas produtivas e fluxos migratórios provenientes das regiões metropolitanas.

    As metrópoles brasileiras, porém, não estão apresentando um quadro de esvaziamento. Elas continuam a crescer, mas num crescimento menor que o das cidades médias.

    Resposta: Errado

  • De fato, as cidades médias têm crescido em ritmo acelerado, recebendo infraestruturas produtivas e fluxos migratórios provenientes das regiões metropolitanas.

    As metrópoles brasileiras, porém, não estão apresentando um quadro de esvaziamento. Elas continuam a crescer, mas num crescimento menor que o das cidades médias.

    Resposta: Errado

  • Na verdade, as grandes cidades só não estão crescendo como cresciam há tempos atrás, porém não estão sofrendo um processo de esvaziamento. E sim, as cidades médias vêm ganhando bastante espaço com investimentos das industrias.

    Gabarito: ERRADO.

  • Erro no "esvaziamento".

  • as metrópoles continuam a crescer independentes dos fluxos migratórios para cidades medias

  • As metrópoles não perdem população.

    Vai na 25 de Março, que você vai ver o tanto de Chinês.

    Ou seja, os nordestinos estão voltando, porém as metrópoles continuam crescendo.