-
A população continua aumentando, mas a taxa de crescimento não.
Bons estudos.
-
"A taxa de fecundidade no Brasil é menos que a taxa de reposição populacional!"
*dados: 2010.
-
Resposta retirada do site "ESTRATEGIA"
Uma questão aparentemente difícil, mas tranquila para quem estudou Geografia da População. Desde a década de 1960, o Brasil se encontra na terceira fase de transição demográfica, caracterizada pelo aumento da expectativa de vida, pela diminuição das taxas de fecundidade e natalidade e principalmente, pela diminuição do ritmo de crescimento populacional. De acordo com projeções da ONU, espera-se que o Brasil ingresse na quarta fase ainda no século XXI. Isso significa que o Brasil deverá estabilizar sua população, aumentar ainda mais a expectativa de vida e diminuir ainda mais as taxas de natalidade e fecundidade. Diante desta mudança, os idosos serão a maioria da população, o que deverá demandar políticas públicas específicas para a população desta idade. Gabarito: Certo.
-
cresce a taxas decrescentes
-
ISSO AI! O PAÍS ESTÁ SE TORNANDO MAIS VELHO, PORÉM COM UMA TAXA DE NATALIDADE PEQUENA.
-
Demograficamente, o Brasil está no estágio conhecido como transição populacional onde a pirâmide etária brasileira modifica seu padrão de país em desenvolvimento, base larga e topo estreito, para padrão de país desenvolvido com base estreita e topo alargado. Isso significa redução da natalidade com menos nascimentos no total e aumento da esperança de vida ou longevidade. Assim já podemos falar em expectativa de envelhecimento e redução de crescimento da população brasileira. Fatores como melhoria no acesso a saúde, alimentação e redução da mortalidade como um todo aumentam a longevidade da população. Já a maior participação das mulheres no mercado de trabalho, mais tempo de estudo e baixo acesso a creches e educação infantil de tempo integral levam a redução da fecundidade. As implicações previdenciárias, de cuidados de saúde a idosos e de qualificação profissional e estudantil de crianças e adolescentes são alguns dos desafios a ser vencido pelo Brasil.
Gabarito do professor: Item correto
-
Brasil continua crescendo, mas em ritmo lento.
-
CONCEITOS DEMOGRÁFICOS
Fase 01 – Regime demográfico clássico pré-industrial : taxas de natalidade e mortalidade elevadas, com uma pequena redução nessa última; crescimento vegetativo controlado.
Fase 02 – Explosão demográfica: taxas de natalidade ainda muito altas e queda brusca das taxas de mortalidade, com o consequente aumento no crescimento vegetativo; população jovem.
Fase 03 – Transição demográfica: queda nas taxas de natalidade acompanhando a queda nas taxas de mortalidade; crescimento vegetativo reduz-se aceleradamente; população adulta.
Fase 04 – Regime demográfico moderno: estabilização demográfica; baixo crescimento vegetativo e controle nas taxas de mortalidade e natalidade; envelhecimento da população.
[...]
► A redução das taxas de fecundidade e de mortalidade infantil, que se relaciona com as políticas públicas de saúde, educação e saneamento, é um indicativo de que deve ter ocorrido aumento na expectativa de vida ao nascer.
► O aumento da disponibilidade de serviços de saúde e de educação, e a melhora na qualidade da alimentação, são fatores que, somados, tendem a aumentar a expectativa de vida.
________
Bons Estudos.
-
GABARITO: CERTO
-
CESPE - PMAL 2018
O Brasil, apesar das tendências de estabilização e diminuição de sua população, tem peso demográfico expressivo nos contextos latino-americano e mundial.
CERTO
-
Taxa de crescimento populacional no Brasil:
1965: 2,8%
1975: 2,4%
1985: 2,2%
1995: 1,6%
2005: 1,1%
2015: 0,8%
Fonte: World Bank.
-
A população continua aumentando, mas a taxa de crescimento não.