SóProvas


ID
3377362
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A radical transformação ocorrida no padrão demográfico constitui uma das mais importantes modificações estruturais verificadas na sociedade brasileira, com reduções na taxa de crescimento populacional e alterações na estrutura etária, o que implicou no crescimento mais lento do número de crianças e adolescentes, paralelamente ao aumento da população em idade ativa e da população idosa.

SIMÕES, Celso Cardoso da Silva. Relações entre as alterações históricas na dinâmica demográfica brasileira e os impactos decorrentes do processo de envelhecimento da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.  

Considerando o texto apresentado, com relação à estrutura e à dinâmica da população brasileira, julgue o item a seguir.


As grandes transformações no padrão demográfico brasileiro começaram a ocorrer a partir da década de 1920, quando se nota um acelerado declínio dos níveis gerais de mortalidade, não acompanhado por um concomitante declínio da natalidade. Cabe mencionar, entre as causas que levaram à rápida redução da mortalidade, o impulso dado ao sistema de saúde pública, à previdência social, à infraestrutura urbana e à regulamentação do trabalho nas principais regiões do País a partir daquela década, bem como os avanços da indústria farmoquímica.

Alternativas
Comentários
  • Se eu não me engano, já em 1990( e não somente a partir de 1920), havíamos uma taxa de mortalidade mais estável... Mas não tenho certeza se é aí que o erro está.

    Bons estudos!

  • O erro está em previdência social, ela não contribuiu para a diminuição da mortalidade da data citada. Todas as informações restantes estão corretas.

  • Emerson Gurgel,

    basicamente todas as informações estão erradas para o período histórico citado. A previdência social, entre elas, é a que tem um marco que ocorre justamente na década de 1920 que é a Lei Eloy Chaves de 1923 que criou a Caixa de Aposentadoria e Pensão do ferroviários, mas como atendia apenas esta categoria, também não se aplicaria a esta questão.

    Saúde pública: basicamente o que havia desde o período colonial eram instituições de saúde ligadas a igreja (Santas casas de misericórdia). Mas não havia uma coordenação governamental do sistema de saúde. O ministério da Saúde só é criado em 1953.

    infraestrutura urbana: com exceção de algumas poucas capitais, não havia planejamento de infraestrutura urbano no Brasil em 1920.

    regulamentação do trabalho: a CLT só é promulgada em 1943.

  • As grandes transformações no padrão demográfico brasileiro começaram a ocorrer a partir da década de 1920(ERRADO) -> A população brasileira começa a crescer realmente a partir de 1940 com um elevado crescimento natural que se encerra em 1970. Vale destacar também a grande imigração, em especial de italianos, que ocorreu mesmo antes de 1920.

    Cabe mencionar, entre as causas que levaram à rápida redução da mortalidade, o impulso dado ao sistema de saúde pública, à previdência social, à infraestrutura urbana(ERRADO) -> Os comentários do Rodrigo Collet deixa bem claro o porque desta parte esta errada. Neste período existia um descaso escancarado do poder publico com a população(não mudou muita coisa de lá pra cá), período conhecido como republica velha ou "café com leite". Vale ressaltar que a maior parte da população era rural e sequer existia uma regulamentação do trabalho destes. A principal preocupação do poder publico neste período era a de se manter no poder.

    à regulamentação do trabalho nas principais regiões do País a partir daquela década, bem como os avanços da indústria farmoquímica(ERRADO) ->Regulamentação do trabalhador urbano só começou no governo Vargas, a do trabalhador rural um pouco mais tarde na década de 60, o que gerou uma migração em massa da população rural do campo pra cidade devido a dispensa destes pelos donos de terra que não queriam arcar com os tributos sociais desse trabalhador. A industria já mostrava as caras, mas nada parecido com "industria farmoquimica". O desenvolvimento industrial só andou mesmo a partir do governo Vargas nas industrias de base e principalmente a partir da década de 50.

  • O erro está em previdência social, ela não contribuiu para a diminuição da mortalidade da data citada. Todas as informações restantes estão corretas.

  • Grandes transformações no padrão demográfico brasileiro no século XX só vão ocorrer de fato com a urbanização em massa a partir das décadas de 40 e 50 com redução drástica da mortalidade total. Os fatores apontados estão corretos mas o recorte cronológico estão equivocados.  
    Gabarito do professor: Item errado

  • O principal erro da afirmação é a associação entre a fase de explosão demográfica brasileira e a década de 1920. O Brasil só iniciou a fase 2 do modelo de Thompson nos anos 1940. Embora haja discordâncias sobre a questão da previdência, é essencial saber os marcos temporais da transição demográfica brasileira e a questão se refere a isso.

  • rapido não...

  • Grandes transformações no padrão demográfico brasileiro no século XX só vão ocorrer de fato com a urbanização em massa a partir das décadas de 40 e 50 com redução drástica da mortalidade total. Os fatores apontados estão corretos mas o recorte cronológico estão equivocados.  

    Gabarito do professor: Item errado

  • As grandes transformações no padrão demográfico brasileiro começaram a ocorrer a partir da década de 1920...

    Foi intensivo a partir de 1970.

    GAB. ERRADO

  • Questão que separa os homens dos meninos

  • Entre 1940-1950 > aumento de 2,3% da população;

    Entre 1950-1970 > aumento de 2,9% da população;

    A partir de 1970 > as mulheres passam a tomar os contraceptivos e essa porcentagem despenca, reduzindo o crescimento a 1% (menor crescimento registrado na época até então).

    GAB: E.

  • Em 1920, o Brasil era uma República Oligárquica , ou seja, era rural. Logo, questão errada.

    O Brasil começa a se desenvolver em 1930 com Vargas, isso foi intensificado durante a 2 Guerra Mundial, as empresas precisam de funcionários. Em consequência, surgiu o êxodo rural que mudou a vida das pessoas com os avanços medicinais, a mulher no mercado da mulher, ...

  • As transformações no padrão demográfico até então vigente iniciaram-se de forma tímida, a partir dos anos 1940, quando se nota um consistente declínio dos níveis gerais de mortalidade, não acompanhados, concomitantemente, por uma redução dos níveis de natalidade.

    (...)

    Embora não estejam esclarecidas por completo as causas que levaram à redução da mortalidade, cabe mencionar, dentre elas, o impulso dado ao sistema de saúde pública, à previdência social, à infraestrutura urbana, e à regulamentação do trabalho nas principais regiões do País a partir dos anos 1930. Esses fatores institucionais, aliados aos avanços da indústria farmoquímica, concorreram para o controle e a redução de várias doenças, principalmente as infectocontagiosas e pulmonares, que até então tinham forte incidência, com altos níveis de mortalidade.

    Fonte: SIMÕES, Celso Cardoso da Silva. Relações entre as alterações históricas na dinâmica demográfica brasileira e os impactos decorrentes do processo de envelhecimento da população.

    https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98579.pdf