SóProvas


ID
3377368
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A radical transformação ocorrida no padrão demográfico constitui uma das mais importantes modificações estruturais verificadas na sociedade brasileira, com reduções na taxa de crescimento populacional e alterações na estrutura etária, o que implicou no crescimento mais lento do número de crianças e adolescentes, paralelamente ao aumento da população em idade ativa e da população idosa.

SIMÕES, Celso Cardoso da Silva. Relações entre as alterações históricas na dinâmica demográfica brasileira e os impactos decorrentes do processo de envelhecimento da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.  

Considerando o texto apresentado, com relação à estrutura e à dinâmica da população brasileira, julgue o item a seguir.


Até o final da década de 1970, a estrutura etária da população brasileira era sobretudo jovem. A tendência de estreitamento da base da pirâmide etária nas próximas décadas sugere que a participação do grupo de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de idade, que se manteve estável no total da população entre 1940 e 1970, iniciou, a partir de então, um processo de declínio. Tal queda se contrapõe ao incremento observado, não só nos grupos de idades adultas, mas também no grupo de idosos de 60 anos de idade ou mais, cujas participações vêm crescendo, no transcorrer dos últimos anos, apenas em termos absolutos.

Alternativas
Comentários
  • O incremento das populações adulta e idosos não se dá somente em termos absolutos, mas também em termos relativos

  • a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional.

    a população brasileira não irá reduzir rapidamente, pois a expectativa de vida está aumentando, em virtude do desenvolvimento de novas tecnologias medicinais, além de cuidados e preocupação com a saúde, o que não ocorria com tanta frequência nas décadas anteriores. Ocorrerá, sim, o envelhecimento da população.

    Gab: E

    Erro da questão: apenas em termos absolutos. Errado pois o crescimento da população também acontece em termos relativos.

  • O que seriam esses termos relativos e absolutos.?

  • "participação do grupo de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de idade, que se manteve estável no total da população entre 1940 e 1970"

    O trecho acima também esta errado, entre 1940 e 1970 houve no Brasil um grande crescimento natural da população, um aumento da taxa de fecundidade e diminuição da taxa de mortalidade, ou seja a população entre 0 a 14 anos não se manteve estável, ela aumentou.

  • População absoluta--> É a população total

    População relativa--> É a população por km² ou seja, a densidade demográfica.

    Logo a questão está errada por dizer que a população só está aumentando em termos absolutos, pois verifica-se que está crescendo também em termos relativos.

  • Crescer em termos absoluto é crescer seu quantitativamente.

    Crescer em termos relativos é aumentaram sua proporção no todo.

  • A diminuição dos jovens na população é

    verdadeira e teve como causa dois fatores principais: o “estreitamento

    da pirâmide” mencionado na questão – ou seja, diminuição da taxa de

    natalidade – e, além disso, o aumento da expectativa de vida, o que

    manteve os idosos vivos por mais tempo. Portanto, é correto dizer que a

    participação do grupo de 60 anos de idade ou mais tem aumentado.

  • O erro da questão está na afirmativa de que a população de 0 a 14

    anos de idade se manteve estável entre 1940 e 1970. Ora, se a

    população brasileira cresceu nesse período (primeiramente de forma

    expressiva entre 1930 e 1960 e, posteriormente, em ritmo menos

    elevado), isso significa que a quantidade de jovens e crianças também

    cresceu, pelo menos em número absoluto. Isso porque nem toda a

    população chega à velhice, mas todos foram crianças um dia. Uma

    questão quase correta, porém, com esse detalhe que “estraga” o resto.

    Professor Alexandre Vastella Gabarito: Errado.

  • De fato, a estrutura da população brasileira se manteve predominantemente jovem até a década de 70 para logo depois iniciar uma transformação radical caracterizada pela desaceleração do crescimento, queda da natalidade, aumento da esperança de vida e participação de idosos. No entanto, o erro na questão é a a firmação de que a participação do grupo de crianças e adolescentes se manteve estável no total da população entre as décadas de 40 e 70. Nesse período, a população cresceu o que seria improvável de acontecer sem o aumento da participação de crianças e jovens no total. 

    Gabarito do professor: Item errado. 

     
  • Há dois erros na questão:

    A taxa de fecundidade da mulher durantes os anos 1940 e 1970 sofreu alterações, sendo assim, não há como a participação do grupo de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de idade ter permanecido estável, pois houve crescimento populacional e crescimento da taxa de fecundidade:

    Taxas de fecundidade de 1920 a 1970

    ·      1920: 1,49

    ·      1940: 2,39 (início da alta da taxa de fecundidade)

    ·      1650: 2,99

    ·      1960:2,89

    ·      1970: 2,48

    ·    Taxa de fecundidade atual: 1,7

    Além disso, a população idosa no Brasil tem crescido em termos absolutos (números totais) e em termos relativos (número percentual), uma vez que estamos passando da Fase 3 da transição demográfica de Warren Thompson para a Fase 4, onde há um encolhimento da base da pirâmide e aumento do topo (idosos).

    Fonte: Censo de 2010 + PROJEÇÃO DA POPULAÇÃO DO BRASIL POR SEXO E IDADE PARA O PERÍODO

    2000/2060 do IBGE e anotações de aulas.

    Espero ter ajudado. Bons estudos!

  • O enunciado está quase correto, não fosse a última afirmação: "...apenas em termos absolutos."

    Muito cuidado com palavras como apenas, somente, não etc. Elas mudam totalmente o sentido da frase, passando muitas vezes imperceptíveis. Trata-se de estratégia das bancas para derrubar até mesmo os candidatos mais inteligentes, mas pouco observadores.

  • De fato, a estrutura da população brasileira se manteve predominantemente jovem até a década de 70 para logo depois iniciar uma transformação radical caracterizada pela desaceleração do crescimento, queda da natalidade, aumento da esperança de vida e participação de idosos. No entanto, o erro na questão é a a firmação de que a participação do grupo de crianças e adolescentes se manteve estável no total da população entre as décadas de 40 e 70. Nesse período, a população cresceu o que seria improvável de acontecer sem o aumento da participação de crianças e jovens no total. 

    Gabarito do professor: Item errado.