SóProvas


ID
3377488
Banca
FCC
Órgão
SPPREV
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Todos os computadores conectados à internet, incluindo smartphones, laptops e servidores web, se comunicam usando números, conhecidos como endereços IP. Porém, ao abrir o navegador não digitamos o endereço IP para entrar em um website, mas sim um nome amigável (por exemplo, www.spprev.sp.gov.br). Para converter este nome amigável em um endereço IP (por exemplo, 192.0.3.55) é utilizado o protocolo

Alternativas
Comentários
  • DNS(Sistema de Nome de Domínio ou Domain Name System) - Protocolo da Camada de Aplicação, ele é responsável por atribuir endereços léxicos aos recursos da rede. Em outras palavras, ele busca transformar endereços numéricos em nomes amigáveis, mais compreensíveis para humanos e mais fáceis de decorar. 

    Sua Mensagem Tá Partindo((Simple Mail Transfer Protocol) - Protocolo da Camada de Aplicação, o SMTP é o principal protocolo de envio de correio eletrônico (e-mail) através da rede

     UDP (User Datagram Protocol) - Protocolo da Camada de Transporte, o UDP fornece um serviço de entrega sem conexão e rápido, porém não confiável.

     IMAP (INTERNET MESSAGE ACCESS PROTOCOL) Protocolo da Camada de Aplicação, o IMAP especificamente projetado para nos livrar dos limites de envio e recebimento de e-mail de um único Cliente de E-Mail. Em contraste com o POP, IMAP permite que você acesse qualquer Cliente de E-Mail (Ex: Microsoft Outlook) ou WebMail (Ex: www.gmail.com) e visualize todos os e-mails a qualquer momento.

    Fonte:Estratégia concursos

  • DNS = Dá Nome ao Site

  • Gabarito: Letra B!

    BIZU MONSTRO:

    DNS = Dá Nome ao Site

  • Gabarito letra C para os não assinantes.

    DNS = Dá Nome ao Site

    Porta : 53

  • Assertiva b

    DNS.

    utilizado o protocolo

  • DNS= DOMÍNIO

    GABARITO= B

  • RESUMEXXX

    - SMTP: Protocolo de envio de mensagens

    - DNS: Converte IP em nomes

    - DHCP: Trata-se de uma ferramenta que permite aos computadores obter um endereço IP automaticamente na rede.

    - UDP: Procolo de transporte de arquivos simples

    - IMAP: Procolo de recebimento de mensagens de texto

  • Os servidores  (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) são os responsáveis por localizar e traduzir para números  os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.

  • Ao navegarmos na Internet, os endereços URLs digitados na barra de endereços do navegador serão convertidos em números de IP pelos servidores de DNS, e assim a informação poderá ser transferida para o nosso browser.

    DNS − Domain Name Service. Serviço de nomes de domínios, que converte um endereço URL digitado na barra de endereços do navegador em número de IP, para localizar o servidor onde se encontram a informação.




    1. O usuário digita um endereço URL (www.spprev.sp.gov.br) na barra de endereços do navegador
    2. O navegador consulta um servidor DNS
    3. O servidor DNS procura o endereço em suas tabelas DNS
    4. O servidor DNS localiza o site na Internet e entrega o pedido do usuário
    5. O servidor SP Prev envia para o navegador do usuário a página web
    6. O usuário visualiza as informações que solicitou

    SMTP − Simple Mail Transfer Protocol. Protocolo para transferência de mensagens de correio eletrônico do cliente de e-mail para o servidor de e-mails, e entre os servidores de e-mails.
    DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, máscara de sub-rede, default gateway, número IP de um ou mais servidores DNS, sufixos de pesquisa do DNS e número IP de um ou mais servidores WINS.
    UDP − User Datagram Protocol. Protocolo de transferência de dados sem verificação de conexão, ou seja, se houver erro de transmissão, os dados não serão retransmitidos.
    IMAP - é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico. Utiliza, por padrão, as portas TCP 143 ou 993. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e são copiadas para o aplicativo que está acessando a caixa de e-mails.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • O DNS é um protocolo/serviço que realiza a tradução de nomes de domínios em endereços IPs. Quando digitamos um endereço de internet no navegador e pressionamos Enter, o computador consulta o servidor DNS que irá responder qual o endereço IP do servidor da página. Assim não temos que decorar os números IPs. Funciona igual à nossa lista de telefones do celular. Hoje ligamos para um nome e o celular que faz a tradução para o número.

    Explicação do Profe César Vianna!

    CURSO APROVADORES, preparatório para TJ/RS

  • O DNS (Domain Name Server – Servidor de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    ■ Examinar e atualizar seu banco de dados;

    ■ Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).

    Normalmente o DNS atua resolvendo o nome do domínio de um host qualquer para seu endereço IP correspondente. O DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host. Ou seja, quando temos disponível o endereço IP de um host e não sabemos o endereço do domínio (nome dado à máquina ou outro equipamento que acesse uma rede), tentamos resolver o endereço IP pelo DNS Reverso, que procura qual nome de domínio está associado àquele endereço. Os servidores que utilizam o DNS Reverso conseguem verificar a autenticidade de endereços, verificando se o endereço IP atual corresponde ao endereço IP informado pelo servidor DNS. Isto evita que alguém utilize um domínio que não lhe pertence para enviar spam, por exemplo.

    Fonte: Informatica para concurso publico. Samuel Liló

  • DNS - Dá Nome ao Site

  • DNS: Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios.