Embora os protocolos associados ao modelo OSI raramente sejam usados nos dias de hoje, o modelo em si é, de fato, bastante geral e ainda válido, e as características descritas em cada camada ainda são muito importantes. O modelo TCP/IP tem características opostas: o modelo propriamente dito não é muito utilizado, mas os protocolos têm uso geral. Considerando os modelos OSI e TCP/IP, julgue o item a seguir.
No modelo TCP/IP, a camada de Sessão tem a finalidade de permitir que as entidades pares dos hosts de origem e de destino mantenham uma conversação..
Errado. Não porque o conceito da camada de Seção esteja errado, mas porque esta camada não faz parte do modelo TCP/IP, e sim do modelo OSI.
No TCP/IP são cinco camadas, quais sejam: Aplicação,Transporte, Rede, Enlace e Físico.
Vejam o que diz (Kurose e Ross, 2010):
As sete camadas do modelo de referência OSI [...] são: camada de aplicação, camada de apresentação, camada de sessão, camada de transporte, camada de rede, camada de enlace e camada física. A função de cinco dessas camadas é a mesma que seus componentes da Internet [TCP/IP]. Desse modo, vamos considerar as duas camadas adicionais presentes no modelo de referencia OSI – a camada de apresentação e a camada de sessão. [...] A camada de sessão prevê a delimitação e sincronização da troca de dados, incluindo os meios de construir um esquema de pontos de verificação e de recuperação.
(Fonte: Redes de computadores: uma abordagem top-down/ James F. Kurose e Keith W. Ross. 5 ed. São Paulo: Addison Wsley, 2010. p.39)