SóProvas


ID
3381454
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Simonésia - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sabendo que os profissionais de saúde estão constantemente sob risco de exposição ocupacional a patógenos transmissíveis pelo sangue, analise as afirmativas a seguir.

I. Após exposição percutânea, o risco médio de adquirir o HIV é de aproximadamente 3%.
II. A probabilidade de infecção pelo vírus da hepatite B é maior que a probabilidade de infecção pelo HIV.
III. A quantidade de sangue envolvida na exposição aos patógenos não interfere no risco de contágio.
IV. Em casos de exposição ocupacional a fluidos orgânicos não contendo sangue visível, não é necessário realizar a profilaxia com drogas antirretrovirais para HIV.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • exposição ocupacional Material biológico retirado - bvsms.saude.gov.br

    para profissionais de saúde, o maior fator de risco de transmissão do HIV e do vírus da hepatite é o contato com o sangue no ambiente ocupacional a exposição a material infectante(sangue ou secreções corpóreas) pode ser através de um acidente perfurocortante, ´por meio de contato com mucosas ou contato com pele , Os ricos de contaminação acidental após uma exposição percutânea com material contaminado com sangue são de aproximadamente:

    0,3 PARA O HIV

    4 A 10% PARA O VÍRUS DA HEPATITE C

    ATE 30% A 40% PARA O VÍRUS DA HEPATITE B

  • I. Após exposição percutânea, o risco médio de adquirir o HIV é de aproximadamente 3%.

    ERRADA: "O risco de infecção por HIV pós-exposição ocupacional percutânea com sangue contaminado é de aproximadamente 0,3% e, após exposição de mucosa, aproximadamente 0,09%."

    II. A probabilidade de infecção pelo vírus da hepatite B é maior que a probabilidade de infecção pelo HIV.

    CORRETA: "No caso de exposição ocupacional ao vírus da hepatite B (HBV), o risco de infecção varia de seis a 30%, podendo chegar até a 60%, dependendo do estado do paciente fonte, entre outros fatores."

    III. A quantidade de sangue envolvida na exposição aos patógenos não interfere no risco de contágio.

    ERRADA: "As exposições de maior gravidade envolvem: maior volume de sangue; lesões profundas provocadas por material cortante; presença de sangue visível no instrumento; acidentes com agulhas previamente utilizadas em veia ou artéria de paciente-fonte; acidentes com agulhas de grosso calibre; agulhas com lúmen; maior inoculação viral."

    IV. Em casos de exposição ocupacional a fluidos orgânicos não contendo sangue visível, não é necessário realizar a profilaxia com drogas antirretrovirais para HIV.

    CORRETA: As referências pesquisadas trazem, em seus fluxogramas de profilaxia antirretroviral, que, em caso de fonte HIV negativo, fonte desconhecida e paciente fonte conhecido com sorologia anti-HIV desconhecida, não é recomendado tratamento se houver exposição de membrana mucosa e pele não íntegra. Conforme as referências pesquisadas, observa-se que a avaliação da exposição envolve outros fatores além do aspecto do fluido (com sangue, ou não); o que torna essa assertiva frágil. Assim, por eliminação, a alternativa correta é a letra B (II e IV são corretas).

    Referências:

    1 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas.

    Exposição a materiais biológicos / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_expos_mat_biologicos.pdf

    2 Secretaria Municipal de Saúde RJ. RECOMENDAÇÕES PARA ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A MATERIAL BIOLÓGICO : HIV E HEPATITES B e C.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/04manual_acidentes.pdf